LINKCE Telecom

3 imagens de homem estressado com o computador

PC lento? Veja o que pode ser e o que fazer para melhorar

PC lento é um problema muito comum, afinal, você vai ver nesse texto cerca de 9 situações que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua máquina. Veja também como resolver cada um desses problemas sem muita complicação. 

O que pode estar deixando seu PC lento? E como melhorar? 

Veja quais são os problemas que deixam o PC lento mais comuns e como resolver:

Programas que consomem muita memória em segundo plano

Aplicativos iniciados com o sistema, ou seja, quando você liga o PC, também podem diminuir a performance do dispositivo. 

No entanto, nem todos esses programas precisam rodar assim que o PC é ligado, onde o correto é ativá-los apenas quando for realmente usá-los. 

Como resolver? 

Para solucionar esse problema, basta seguir esse passo a passo:

  1. Abra o gerenciador de tarefas, para isso basta clicar em “Ctrl + Alt + Del”
  2. Em seguida abrirá a janela com todos os programas em execução
  3. Clique em “inicializar” para verificar quais são esses programas
  4. Clique no programa que deseja parar de iniciar junto com o PC
  5. Depois clique em desabilitar

Pronto. Com isso já deve para de inicializar junto com o sistema.

No entanto, ele pode continuar inicializando caso esteja configurado como automático. Para desativar, siga os passos 1 e 2, mas em vez de abrir “inicializar” clique em “serviços”, clique no programa, vá em “propriedades” e troque “automático” para “desativado”.  

Essa configuração pode mudar de acordo com o Windows ou o sistema, mas esse é o padrão.

Que programas são interessantes inicializar junto com o PC?

Existem algumas aplicações importantes na inicialização, essas são antivírus, firewalls e aplicativos que você gostaria de não precisar buscar ou clicar, como chat que usa no trabalho, caso trabalhe remoto, por exemplo.  

Muitos programas executados ao mesmo tempo 

Como você agiria se tivesse que executar várias tarefas ao mesmo tempo? Provavelmente demoraria mais em cada tarefa, ou mesmo, entraria em pane e perderia muito tempo se organizando. 

Assim também é o seu PC. Quanto mais aplicações ele precisa rodar, mais sobrecarregada a memória ficará. E o pior de tudo isso é que algumas aplicações nem estão sendo usadas, ou mesmo, são necessárias. Assim, seu PC além de lento, pode apresentar erros e congelar a tela.

Como resolver?

Para solucionar, basta acessar o “gerenciador de tarefas”, como vimos no item anterior (Ctrl + Alt + Del), clicar em cima da atividade e encerrar.

Vírus ou malwares

 

Aplicativos mal-intencionados também podem diminuir a velocidade do sistema, pois rodam em segundo plano. Exemplos desses softwares são os que rastreiam sua atividade na web para incluir anúncios adicionais ou que roubam seus dados.

Como resolver?

Para solucionar esse problema, é necessário fazer uma varredura no sistema com um antivírus para verificar a existência deles. 

De toda forma, é sempre bom ter um antivírus instalado no seu PC. Dá uma olhada na lista de antivírus grátis que separamos para celular e computador aqui

Sistema operacional desatualizado

Cyber Animation GIF by tverd - Find & Share on GIPHY

Com o tempo os games, as interfaces de aplicações e softwares são otimizados e atualizados para rodar nos sistemas mais atuais.

Por outro lado, se o seu PC não está atualizado, rodá-las pode ser mais demorado ou nem acontecer. Assim, a atualização do sistema também pode ser um dos problemas que afetam o desempenho da sua máquina. 

Como resolver?

Para solucionar esse problema, dê uma olhada na Central de Segurança do Windows Defender para ver a possibilidade de atualização, assim como reboots do PC. 

Vale verificar se há atualizações dos drivers e executar. Assim, você evita manter o sistema desatualizado e rodando lento. 

PC antigo demais 

 

Se o seu PC já tem mais de 5 anos, pode ser que esteja lento porque ele já passou por muita coisa com você. Mas calma, não é como se precisasse jogar fora ou algo do tipo. 

Como resolver? 

Faça uma manutenção, atualize os sistemas e invista em peças novas. Uma boa é contar com a ajuda de um profissional de TI ou com tutoriais do YouTube para ajudar, pois fazer sozinho pode não sair como planejado. 

Poeira e sujeira

A falta de refrigeração pode causar superaquecimento da máquina e diminuir o desempenho. Isso acontece quando o sistema de ventilação está empoeirado, interrompendo a passagem do ar. 

Como resolver?

Para não ter esse tipo de problema, é importante realizar uma manutenção e limpeza ocasionalmente. Isso inclui tirar a poeira das entradas, incluindo USB, ventilação e demais conexões no computador. Além disso, vale também fazer uma limpeza internamente, nas placas, ventiladores e demais componentes. É importante ter cuidado e até contar com a ajuda de um profissional nesse momento. 

Extensões demais no navegador 

 

As extensões podem ajudar muito no dia a dia, tanto que já falamos sobre elas aqui. Alguns benefícios são bloquear anúncios, organizar as abas, criar janela flutuante com vídeo, salvar produtos para comprar depois e muito mais. 

Embora ajudem muito no dia a dia, o processamento de dados necessário para fazer elas rodarem pode dar lentidão na execução de programas e na própria navegação da internet

Como resolver? 

Faça uma limpa e verifique quais são as extensões realmente necessárias. Então, você pode excluir as que menos usa ou desabilitá-las.

Pouco espaço no disco

 

Estamos sempre fazendo download no computador. Programas, arquivos temporários, arquivos ocultos e outras aplicações que você provavelmente não usa, mas que afetam o desempenho da sua máquina. 

Como resolver?

Para verificar como está o armazenamento, no Windows vá até as configurações, selecione “Sistemas” e depois “Armazenamento”. Seguindo esse passo a passo você consegue verificar se o seu disco está cheio. 

Você pode baixar programas de limpeza que ajudam a eliminar arquivos duplicados ou temporários para melhorar o desempenho do PC. Alguns desses programas são AVG Web TuneUp e CCleaner.

Libere memória no PC

Escolha um navegador mais rápido

Apesar de muitos de nós estarmos habituados ao Chrome, ele nem sempre é a melhor opção. Navegadores como Microsoft Edge, Opera e Mozilla Firefox consomem muito menos memória RAM. 

Desinstale aplicativos e softwares que não usa

Alguns aplicativos já vem com a máquina, por exemplo, o Skype que vem com o Windows, e outros acabamos instalando e não usando, no entanto, estão lá consumindo memória. Faça uma verificação e desinstale aqueles que não usa. Faça isso com cautela, afinal, alguns softwares são muito importantes para o funcionamento do PC. Pesquise quando ficar em dúvida sobre algum com nome que não conheça. 

O problema pode ser sua internet

 

A internet tem que ser a primeira coisa a ser verificada quando o seu PC estiver lento online, por exemplo, rodando um jogo ou um streaming. 

Se o problema for a internet, também dá para resolver. Mas para ser boa sempre, basta escolher um bom provedor. 

A LinkCE é a melhor opção nas regiões de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba. 

Vem garantir a melhor internet da região segundo o Melhor Plano. 

Clique aqui e confira os pacotes disponíveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized with PageSpeed Ninja