LINKCE Telecom

7 mitos e verdades sobre a internet fibra óptica

Cada vez mais pessoas procuram por uma internet fibra óptica com o objetivo de otimizar a qualidade da conexão em suas casas ou empresas.

Segundo pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2021, a fibra óptica teve um crescimento de 70% no Brasil após a pandemia da Covid-19.

Esse rápido crescimento corresponde a 91% dos provedores de internet no país, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Mais especificamente, esses percentuais representam mais de 18 milhões de clientes brasileiros que contam com uma internet fibra óptica atualmente.

Como a procura por esse tipo de serviço aumentou, é normal que muitas dúvidas surjam antes de fechar um contrato, certo?

Em meio a esses questionamentos, existem mitos e verdades que você precisa conhecer para que fique tudo bem esclarecido. Boa leitura!

Confira os 7 mitos e verdades sobre a internet fibra óptica

Ainda não sabe se quer migrar para a fibra óptica? Nós vamos esclarecer as dúvidas mais importantes agora.

1. A fibra óptica é realmente mais rápida?

Verdade. Atualmente, a fibra óptica possui a tecnologia mais avançada de internet e a velocidade de transmissão é um grande diferencial.

Isso acontece porque a capacidade de transmissão de dados, a “largura da banda”, é de 10 a 80 gigabits por segundo.

Muitas conexões do mercado são Fast Ethernet e possuem taxa de transmissão nominal de 100 Mbps.

Por outro lado, uma internet fibra óptica pode ser classificada como Gigabit Ethernet, com velocidade que pode chegar a 1 Gbps, 10 vezes maior àquela oferecida pela Fast Ethernet. 

Ou seja, uma troca massiva de informações é feita praticamente de maneira instantânea.

2. A instalação é mais complexa?

Mito. Muitas pessoas deixam de contratar uma internet fibra óptica pelo receio de uma instalação complexa e demorada.

Essa ideia errada foi difundida no início da comercialização do serviço no Brasil, afinal, era uma tecnologia nova e muitas empresas e técnicos tiveram uma curva de aprendizado.

Hoje em dia é uma conexão que se popularizou, portanto, não existem mais dúvidas quanto à instalação, acelerando o processo.

Além disso, os cabos de fibra óptica são menores e mais leves quando comparados a outros, o que facilita a manipulação e o transporte de todo o equipamento.

3. É uma internet mais estável e segura?

Verdade. Como a transmissão de dados da fibra óptica ocorre por meio da luz, há menos riscos de interferências no sinal da internet.

Ou seja, é uma conexão que não depende da eletricidade para funcionar, por isso, os cabos não superaquecem e não são afetados por fatores ambientais, como fortes chuvas e ventanias.

Como a internet fibra óptica não utiliza energia elétrica, consequentemente há menos chance de incêndios em caso de curto-circuito, por exemplo.

4. Os cabos de vidro tornam a fibra óptica mais frágil?

Mito. Se você não sabia, os cabos da fibra óptica são feitos de vidro, mas isso não quer dizer que eles são mais frágeis.

O vidro utilizado na composição é a sílica ultrapura, um material extremamente forte e resistente, capaz de aguentar altas temperaturas e pressões.

Em testes, esse material resiste a mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, o que o torna muito superior a outros.

Para você ter uma ideia, a tecnologia utilizada para revestir o cabeamento é a mesma empregada nos coletes Kevlar, que policiais e soldados utilizam para se proteger de projéteis.

Portanto, de fragilidade a internet fibra óptica não tem nada. Os cabos são mais duráveis e menos vulneráveis a danos.

5. É um serviço mais caro?

Mito. No início da internet fibra óptica, devido à inovação e à baixa procura, o serviço era mais caro quando comparado aos que já estavam consolidados no mercado.

Um dos motivos para o preço mais alto era a qualidade dos fios ópticos, que eram melhores e mais caros do que os fios de cobre comumente utilizados antigamente.

Com a popularização da tecnologia, a fibra óptica foi se tornando cada vez mais acessível para os consumidores, tornando-se a opção mais econômica e vantajosa em muitos casos.

Como falamos acima, a fibra óptica não utiliza energia elétrica, o que reduz o seu consumo e, consequentemente, os gastos.

Além disso, devido à qualidade e a durabilidade do material, a necessidade de manutenção é muito menor do que em outros tipos de internet.

Portanto, do curto ao longo prazo, a internet fibra óptica mudou para sempre o conceito de qualidade de conexão.

6. É uma internet sustentável?

Verdade. Se você se preocupa com o meio ambiente e quer garantir um mundo melhor para gerações futuras, como seus filhos e netos, a fibra óptica é muito importante.

Voltando à questão da eletricidade, a quantidade de energia necessária para enviar um feixe de luz por meio dos cabos de fibra óptica é mínima.

Apesar de serem quilômetros de cabeamento e uma longa distância a ser percorrida, o consumo de energia chega a ser dezenas de vezes menor do que para mandar um sinal elétrico. 

Um consumo energético mais baixo significa menos emissões de dióxido de carbono, composto químico responsável pela poluição do ar, formação de chuvas ácidas e desequilíbrio do efeito estufa.

Além disso, o material da fibra evita incêndios e outros desastres ambientais relacionados à eletricidade, como falamos acima.

Portanto, ao optar por uma internet fibra óptica, você ganha uma melhor conexão e torna o planeta um lugar melhor. O meio ambiente agradece!

7. Oferece uma maior segurança de dados?

Verdade. Muitas empresas vendem a fibra óptica como uma conexão com máxima segurança de dados, o que não é verdade.

Mas não precisa ficar receoso, pois ela é sim o tipo de conexão mais seguro contra o roubo de informações.

Quando dizemos que a segurança não é máxima, queremos ser transparentes e dizer que a fibra não é 100% inviolável, mas é muito difícil existir uma interceptação de dados.

Isso acontece porque a internet fibra óptica não utiliza a troca de informações eletromagnéticas. Os dados são enviados por luz e ela não vaza da fiação.

Portanto, para que haja um furto de informações, somente se um hacker for fisicamente ao local para entrar em contato com os cabos.

Escolha a internet mais rápida e segura!

Curtiu a nossa lista de mitos e verdades? Então o que está esperando para contratar uma internet mais veloz, segura e com qualidade constante?

A fibra óptica tem o melhor custo-benefício para que você possa navegar sem preocupações.

Assista filmes e séries, jogue online, estude e trabalhe com a melhor conexão. A LinkCE possui diferentes planos que cabem no seu orçamento.

Clique aqui e fale com a nossa equipe diretamente pelo WhatsApp!