Search
Close this search box.

Internet residencial: como NÃO ERRAR na escolha

Últimos artigos

Sumário

Escolher a internet residencial parece ser uma tarefa fácil, no entanto, os pacotes são oferecidos por contratos de normalmente 12 meses. Por isso, escolher a certa economiza um ano de dor de cabeça. Aqui nós vamos dar dicas essenciais para escolher a melhor internet residencial da sua região. Confira! 

Entenda a necessidade de pacote de todos na casa

 

 

O primeiro passo para selecionar um provedor de serviço de internet é avaliar suas necessidades específicas. Assim, considere o número de pessoas em sua residência, as atividades online nas quais você se envolve e os dispositivos que você utiliza. 

 

Se você tem uma família grande com múltiplos usuários transmitindo vídeos ou jogando online simultaneamente, você precisará de um pacote com maior largura de banda em comparação com uma única pessoa que usa a internet principalmente para navegação básica e redes sociais.

 

Além disso, é importante saber que a eficiência do sinal pode ser diminuída pela interferência. Por exemplo, se o roteador ficar na sala, a pessoa que está no quarto mais distante receberá o sinal mais fraco, e consequentemente terá perda de pacote. 

 

Hoje, normalmente, os pacotes oferecidos são de no mínimo 100MB, no entanto, existem operadoras que oferecem bem mais por um preço muito acessível. Aqui na LinkCE, por exemplo, nosso pacote já começa com 300MB, a partir de R$ 89,90. Esse pacote atende muito bem a uma residência, no entanto, temos pacotes com o dobro de internet, 600MB, a partir de R$ 99,90. O que é muito mais do que necessário, mas não faz você passar nenhum perrengue ou perder pacote quando receber gente em casa. 

Verifique quais são as operadoras que atuam na sua localidade

Uma vez que você tenha determinado suas necessidades de internet, pesquise os provedores de serviço disponíveis em sua área. 

 

Nem todos os provedores oferecem seus serviços em todas as localidades, por isso é importante identificar quais operam em sua região. Visite os sites de diferentes empresas e verifique se atende a sua região. 

 

Caso encontre uma operadora muito boa online, vale entrar em contato para saber se a sua região já é atendida por ela.

Veja a velocidade que oferecem

 

 

Ao comparar os provedores de serviço de internet, preste atenção às velocidades que eles oferecem. As mais rápidas são cruciais para atividades como transmitir vídeos em alta definição, fazer videoconferências ou baixar arquivos grandes. Procure empresas que forneçam velocidades consistentes e confiáveis para garantir uma experiência online tranquila.

 

Além disso, verifique se o serviço de internet impõe algum limite de dados ou redução de velocidade. Alguns provedores limitam a quantidade de dados que você pode usar a cada mês, e exceder esses limites pode resultar em cobranças adicionais ou velocidades reduzidas. Opte por uma que ofereça dados ilimitados ou forneça franquias de dados generosas que estejam de acordo com seus padrões de uso.

Veja o tipo de internet disponível na localidade

 

 

Existem alguns tipos de conexão disponíveis, dependendo da localidade em que você reside. Veja algumas das possibilidades:

 

1. Conexão por Cabo

 

A conexão por cabo utiliza cabos de cobre para transmitir os dados. Essa tecnologia é amplamente utilizada e oferece velocidades de conexão boas. O cabo coaxial é comumente utilizado para a transmissão de TV a cabo, mas também pode ser usado para fornecer acesso à internet. A velocidade da conexão por cabo pode variar dependendo da distância entre a residência do usuário e a central do provedor de internet.

 

2. Conexão por ADSL

 

A conexão por ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) utiliza a linha telefônica para transmitir dados. É uma tecnologia mais antiga, que permite a transmissão de dados digitais através das linhas telefônicas convencionais. No entanto, a velocidade da conexão ADSL pode ser afetada pela distância entre a residência e a central telefônica, sendo que quanto maior a distância, menor será a velocidade.

 

3. Conexão por Satélite

 

A conexão por satélite é uma opção utilizada em áreas rurais ou em locais onde a infraestrutura de telecomunicações é limitada. 

 

Nesse tipo de conexão, os dados são transmitidos para um satélite em órbita e, em seguida, retransmitidos para a residência do usuário. Embora a conexão por satélite ofereça cobertura em áreas remotas, ela pode apresentar maior latência e velocidades de conexão mais baixas em comparação com outras tecnologias.

 

4. Conexão por Rádio

 

A conexão por rádio utiliza torres de transmissão para enviar e receber dados. É uma opção utilizada principalmente em áreas rurais ou de difícil acesso, onde a instalação de cabos de fibra óptica ou de infraestrutura de telefonia fixa não é viável. A conexão por rádio pode oferecer velocidades de conexão variáveis, dependendo da qualidade do sinal e da distância entre a torre de transmissão e a residência

 

5. Conexão por Fibra Óptica

 

A conexão por fibra óptica é considerada uma das opções mais avançadas em termos de velocidade e estabilidade de conexão. Nesse tipo de conexão, os dados são transmitidos através de cabos de fibra óptica, que utilizam pulsos de luz para transmitir informações. A fibra óptica permite altas velocidades de download e upload, além de oferecer baixa latência, proporcionando uma experiência de internet rápida e confiável.

 

Hoje é um dos melhores tipos de conexão, justamente por causa da velocidade na transmissão de dados, estabilidade, baixa latência e capacidade de transmissão. Assim, se tiver fibra óptica disponível na sua região, escolha sempre por ela. 

 

Veja como é o suporte

 

 

Eventualmente, problemas de conexão acontecerão. Seja por uma atualização no sistema operacional, interferência entre aparelhos, perda de sinal, rompimento da fibra/fios, mau funcionamento no roteador, dentre outros. 

 

No entanto, a maneira na qual a operadora irá atender a chamada dos usuários em um momento de falta de internet fará toda diferença. 

 

Se a operadora demora muito para iniciar o atendimento, pode ser que isso seja um problema para você, principalmente se precisa muito da conexão. Mas para verificar isso, basta ficar de olho na opinião dos clientes. 

 

Verifique a opinião dos clientes

 

 

A opinião de quem utiliza ou já utilizou o serviço é uma das principais formas de entender a qualidade que a provedora oferece. 

 

Assim, antes de escolher o provedor, verifique a nota que os clientes dão no Google Meu Negócio, para isso, basta pesquisar o nome da empresa no Google. Além disso, verifique em sites de opinião dos consumidores, como o Reclame Aqui e veja os comentários nas redes sociais. 

 

Além de verificar as notas e as reclamações, veja também como a empresa responde às pessoas que deixaram opinião nesses canais.

 

Verificando todos esses pontos que trouxemos aqui, provavelmente, vai escolher a melhor opção disponível na sua localidade. 

 

E se você fica em Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, sem dúvida, a melhor escolha é a LinkCE. Clique aqui e solicite nosso contato