LINKCE Telecom

iustração com pessoas sentadas e encostadas no símbolo de conexão wi-fi

Banda Larga: Você sabe o que é ou como funciona? Veja

Como se fosse uma evolução da antiga ‘’internet discada’’, a banda larga funciona como mais uma opção de conexão à internet, mas de forma mais avançada e com algumas diferenças mais vantajosas. 

Leia até o final e saiba exatamente do que se trata a banda larga, como esta funciona e mais!

Afinal, o que é banda larga? 

Como dito anteriormente, a banda larga é um tipo de conexão de internet que permite a transferência de dados com velocidade maior do que a oferecida por outras conexões, como a dial-up. Isso significa que a banda larga permite que você faça coisas como navegar na internet, assistir a vídeos online e fazer download de arquivos de maneira mais rápida e fluida.

Em geral, a banda larga é considerada uma opção mais rápida e confiável do que a conexão por dial-up, que mesmo entrando em desuso, é utilizada em locais sem acesso à banda larga e rede móvel, limitada pelo uso de linhas telefônicas e pode ser lenta e instável.

A banda larga também é uma opção mais acessível do que a conexão por satélite, que pode ser cara e ter um desempenho restrito em algumas áreas.

Como funciona a banda larga? 

A banda larga funciona possibilitando o recebimento e entrega de informações com mais rapidez e de forma mais elevada do que a oferecida pelas conexões de baixa velocidade. Isso é possível graças ao uso de diferentes tecnologias que permitem a transferência de dados de maneira mais eficiente. 

Mas, qual a diferença entre os tipos de banda larga?

Existem vários tipos de banda larga, incluindo conexões por cabo, DSL (linha telefônica digital), fibra óptica e sem fio (como o 4G e o 5G). A velocidade da sua conexão de banda larga dependerá do tipo de conexão que você escolher e da disponibilidade da tecnologia na sua região.

Conheça agora as opções de banda larga e quais suas diferenças:

Cabo

Utilizando fios de cobre ou fibra óptica para transmitir dados através de uma rede de cabos de TV ou telefone, a conexão por cabo é uma opção rápida e confiável, mas pode não estar disponível em todas as áreas.

DSL (linha telefônica digital)

A conexão DSL utiliza a rede de telefonia fixa para transmitir dados através de altas frequências, separadas das frequências de voz. É uma opção acessível e disponível em muitas áreas, mas pode ser mais lenta do que outras opções de banda larga.

Fibra óptica

A fibra óptica, por sua vez, é formada por fios de vidro ou plásticos finos que transmitem luz e, assim, dados a altas velocidades. É uma opção segura e referência em velocidade, mas pode não estar disponível em todos os lugares, além de costumar ter um preço um pouco mais elevado. 

Sem fio

A conexão sem fio utiliza ondas de rádio para transmitir dados através do ar. Isso é possível graças a dispositivos como modems e roteadores, responsáveis por estabelecer a conexão de internet e enviar os dados para o seu dispositivo. As opções sem fio incluem 4G e 5G e são uma opção flexível, mas podem ser mais lentas do que outras opções de banda larga e podem depender de cobertura da rede.

Qual a diferença entre Banda larga e Wi-fi?

A banda larga é uma conexão de internet que dispõe de um efetivo desempenho quando o assunto é rapidez. 

Já o Wi-Fi, se trata de uma tecnologia que permite a conexão de dispositivos sem fio, como computadores, smartphones e tablets, a uma rede de internet. É possível ter acesso ao Wi-Fi usando uma conexão de banda larga, mas também é possível usar outras conexões, como a 4G e o 5G.

Confira: principais vantagens da banda larga 

A internet por banda larga, é a não preocupação com a velocidade com que vai receber e entregar informações. Afinal, nada como navegar livremente na internet, de forma rápida e segura, podendo efetuar downloads, assistir a vídeos e mais da maneira mais flexível possível.

Disponibilidade

A banda larga está disponível em muitas áreas e é mais fácil de encontrar do que outras opções de conexão,  por exemplo,  a conexão por satélite.

Confiabilidade

Tendo em vista a sua estabilidade quando o assunto é conectividade, a banda larga é geralmente mais confiável do que a conexão por dial-up, por exemplo, que pode ser lenta e instável, além de já ter entrado em desuso.

Acessibilidade

A banda larga, com sua eficiência e popularidade, torna-se,  geralmente, mais acessível do que a conexão por satélite, que pode ser cara e ter desempenho limitado em relação a determinados lugares.

Flexibilidade

A banda larga pode ser acessada de vários dispositivos, como computadores, smartphones e tablets, o que a torna uma opção flexível para diferentes usuários e necessidades.

Qual a importância de ter uma boa internet em casa?

Ter uma boa internet é importante porque permite que as pessoas acessem informações, comuniquem-se e realizem atividades online de maneira eficiente e rápida. 

A internet também se faz necessária para a realização de trabalhos, estudos e lazer, e pode ser uma fonte valiosa de entretenimento e aprendizado.

Afinal, por que escolher a LinkCE?

A LinkCE, como provedora de internet, pode ser uma boa opção porque a empresa oferece serviços de alta qualidade, disponibilizando opções de planos, com internet ilimitada, que se adéquam às necessidades de cada cliente. 

Além disso, a LinkCE tem uma equipe de profissionais experientes e qualificados que podem auxiliar os clientes em caso de dúvidas ou problemas, de onde estiverem. 

Com velocidade full duplex, ultra rápida, sem limites, sem franquia e sem surpresa no final do mês, com planos de até 500 Mega, a LinkCE segue sendo a melhor opção para quem deseja uma internet limpa e de qualidade. 

Agora que você já sabe exatamente o que é banda larga, acesse nosso site agora mesmo e escolha o plano de internet ideal para você e sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *