Pelo menos uma vez na vida, sem dúvidas, já “faltou luz” em sua casa, ou, no mínimo, você conhece alguém que teve que lidar com a falta de energia em algum momento.
Todo o tipo de conexão com a energia é interrompida, ou seja, os aparelhos eletrônicos não irão ligar. Os aplicativos param de receber e mandar informações, tornando o seu smartphone pouco útil.
E é bem verdade que, em algumas vezes, nem aguentamos a ânsia que essa situação nos causa. Só de pensar em ficar sem energia já bate aquela ansiedade, não é mesmo?
Não é à toa que pode-se ouvir gritos de comemoração na rua quando a energia volta. A luz e os diversos tipos de conexões são indispensáveis nos dias de hoje, mesmo que a gente não fique refletindo sobre isso o tempo todo.
Tendo isso em mente, como seria o mundo em uma espécie de “apagão mundial”? Vamos fazer esse exercício de reflexão e perceber a importância, principalmente, da internet nas nossas vidas.
Apagão mundial: o mundo sem internet e conexões
Sem dúvidas, é bastante complicado pensar em retroceder quando já estamos tão avançados em alguns quesitos, não é mesmo?
Em um apagão mundial, este post teria que “voltar no tempo”, por exemplo, pois seria acessado apenas por material impresso ou pelo famoso “boca a boca”.
Afinal, como a humanidade reagiria sem a presença da internet? Além disso, quais seriam os impactos catastróficos no mundo? Leia até o fim do post e entenda como o nosso dia a dia seria completamente afetado sem o mundo das redes ao nosso redor.
Seria o fim das relações sociais?
Muito provavelmente, a primeira coisa que vem em mente é a perda de contato via redes sociais. Whatsapp, Instagram, Twitter e outros apps perderiam completamente o sentido, interrompendo milhões de informações e interações sociais.
Afinal, como ficar sem enviar uma mensagem urgente, ou mesmo, como divulgar fotos e status sem um dos principais meios de interação da atualidade?
Ou seja, só para começar, toda a comunicação virtual e, consequentemente, a mais rápida de todas, estaria comprometida. Precisaríamos nos convencer de que as relações sociais voltariam a acontecer quase que 100% das vezes pessoalmente.
O que tornaria mais difícil e demorado o processo de ficar por dentro de uma notícia, por exemplo.
Na ausência da internet, as principais informações, por sua vez, voltariam a ser veiculadas apenas via jornais de TV, impressos e rádio, ‘’prejudicando’’ aqueles que não estariam ambientados a estes recursos.
Mas no caso de um apagão mundial completo, com a ausência de energia, a comunicação ficaria restrita às cartas e ao “boca a boca”.
O forte impacto no mercado de trabalho
Centenas e centenas de pessoas fariam o caminho de volta para casa, pois em um apagão mundial, muitos empregos deixariam de existir. Isto porque, ver alguém vinculando seu trabalho ao uso da internet, está cada vez mais comum.
Só para você ter uma ideia, somente as redes sociais já são responsáveis pelo exercício de muita gente como influencers, redatores de conteúdos, analistas de marketing, vendedores e milhões de outros profissionais que trabalham de forma remota.
Isso tudo sem citar as oportunidades que são, diariamente, divulgadas por meio de sites e páginas online de vagas, e que não iriam poder ser acessadas, precisando encontrar outro meio de publicação ao povo.
E o acesso ao conhecimento, seria comprometido?
Outro título que seria bastante afetado é o da educação. Você consegue ter noção de quantos alunos e instituições poderiam sair perdendo?
Mais comum do que nunca, hoje a educação na modalidade à distância é a realidade de muitos estudantes.
Contando com benefícios como cursos com preços mais baixos, a não necessidade de deslocamento e a praticidade em sua execução, o ensino à distância caiu como uma luva para aqueles que desejavam uma graduação e tinham algumas condições pessoais.
E, devido a um apagão mundial, o acesso ao conhecimento ficaria, em grande maioria, comprometido, tendo em vista que a internet se tornou uma ferramenta essencial para quem estuda.
Como iríamos lidar sem aplicativos de localização?
Quem nunca pediu uma ajudinha enquanto dirigia para o famoso GPS? Ou melhor, qual foi a última vez que você foi até algum lugar novo sem a ajuda do GPS?
Pois bem, como aplicação para celulares e outros dispositivos móveis, o GPS perderia, neste caso, a sua principal função: indicar o destino escolhido com precisão, mostrando rotas, velocidades e também a direção correta, além do possível horário de chegada.
Dessa forma, ficariam no prejuízo as pessoas que trabalham como motoristas de aplicativos e até mesmo você, cidadão, que não consegue sair sem antes conectar-se ao Waze ou Google Maps.
Como comprar ou vender?
Uma das maiores conquistas de quem tomou o uso da tecnologia para si é a de poder comprar e vender pela internet, sem a necessidade de sair de casa.
Fast foods, eletrodomésticos, roupas, acessórios e muitos outros serviços seriam impossíveis de ser adquiridos em um apagão mundial.
Isso porque, provavelmente, muitas empresas de envios iriam parar com a ausência da internet, os prazos de pedidos e entregas também iriam sofrer consequências, já que, dificilmente chegariam com rapidez aos seus destinatários.
Na ausência de internet, a logística de comprar e vender ficaria cada vez mais lenta e complicada. Em um apagão mundial, com a ausência de energia, milhões de produtos se tornariam lixo, pois não teriam utilidade alguma.
Será que estaríamos seguros?
Antigamente, a internet, assim como em outros âmbitos, não fazia parte do dia a dia daqueles que exercem a função de assegurar o bem estar da comunidade.
Em nossos dias, órgãos como a polícia e o corpo de bombeiros usufruem da internet para melhor localização e rastreamento dos solicitantes.
Já a presença da luz, por exemplo, é um dos fatores que mais contribuem para a sensação de segurança.
Com a dificuldade de se comunicar, o caos poderia de fato se instalar e assim permanecer, causando uma reviravolta na sociedade.
Afinal, sem conexão, estaríamos à beira de um apocalipse?
É fato que estas mudanças repentinas iriam causar uma grande reviravolta no mundo.
Retroceder para um momento que já vivemos um dia, depois de grandes conquistas pautadas na base da evolução, seria realmente desesperador.
Além disso, é bem verdade que toda a maneira de viver que estamos acostumados estaria comprometida.
Mas, calma lá, apesar de todas essas mudanças ameaçarem um impacto brusco em nossa rotina, sabe-se que esta possibilidade está longe de acontecer.
Podemos afirmar isso pois dia após dia os responsáveis pela existência da internet trabalham para que esta não acabe e que, inclusive, está se consolidando cada vez mais, tendo em vista a sua evolução.
A mais nova internet 5G é um bom exemplo para falarmos sobre avanços tecnológicos. Além desta, é possível citarmos também a Starlink, “internet do Elon Musk”.
Gostou do conteúdo e quer aproveitar ainda mais o uso da sua internet? Confira outros posts em nosso blog e fique por dentro de mais assuntos a respeito da tecnologia.