Internet 5G e Wi-fi 5GHz: qual a diferença entre os dois? Descubra aqui

4 de outubro de 2021 0 Comments

A internet 5G é o padrão mais novo de internet móvel enquanto o 5GHz é uma faixa frequência do seu sinal de Wi-fi. Aqui vamos falar mais sobre cada um para você entender, de vez, a diferença entre os dois.

O que é a internet 5G?

Antes de entendermos as diferenças entre os dois, precisamos falar do 5G.

O 5G que dá o que falar é uma tecnologia para transporte de dados em smartphones e tecnologias moveis, em geral. Ele é a quinta geração de telefonia móvel, sucedendo ao 4G, que hoje é utilizado por praticamente todas as operadoras e marcas de smartphones.

Segundo especialistas em telecomunicações, o 5G não terá apenas uma melhoria refinada, mas também uma melhoria qualitativa.

Isso acontece porque a latência, que é o tempo de transferência de um ponto para outro, no 4g era de 60 a 98 milissegundos, no 5G ela cairá para menos de 1segundo, ou seja, os dados chegarão muito mais rápido.

Como pode ver, o 5G a que nos referimos é uma tecnologia para dispositivos móveis, ou seja, não é possível ter em sua residência como uma conexão sem fio para todos os dispositivos. Além disso, o serviço ainda não está disponível no Brasil, embora várias operadoras terem afirmado durante a Futurecom, evento de tecnologia, que começam a operar com o serviço 5G ainda em 2021.

O que é o Wi-Fi 5GHz?

Embora os nomes sejam semelhantes, internet 5G e Wi-fi 5GHz não são a mesma coisa.  O Wi-Fi 5GHz se refere a frequência de rádio. Para explicar melhor, assim como o bluetooth, a internet Wi-Fi da sua casa também propaga o sinal através de ondas de rádio e o “GHz” indica a frequência de operação do sinal.

O Wi-Fi pode usar duas frequências, a 2.4GHz e a 5 GHz, que também precisamos entender as diferenças entre elas.

Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz, qual a diferença?

Precisamos entender que cada um possui suas particularidades e vamos falar mais sobre elas aqui.

Ao falar de frequência de rádio, existe uma regra básica: quanto maior a frequência da transmissão do sinal, mais forte ela será, porém, o alcance será menor.    

Isso quer dizer que o 5GHz será mais intenso em curta distância, enquanto a frequência 2.4GHz carregará menos dados, mas conseguirá ir mais longe.

Outra diferença entre os dois é a possibilidade de canais de transmissão. Enquanto o 2.4GHz possui apenas 3 canais, a 5GHz é bem mais ampla, possuindo 23 canais, que não se sobrepõem. Desta forma, o sinal de 5GHz possui menos interferência, mesmo em uma frequência mais alta.

Além dos canais de transmissão existem também os canais de operação. A frequência de 2.4GHz conta com 14 canais de operação, enquanto a de 5GHz conta com 42 canais.

Para simplificar, quando existem muitos equipamentos wireless utilizando uma mesma frequência, existe também mais possibilidade de interferência, o que pode ocasionar colisão de sinal e consequentemente perda de sinal e congestionamento.

Portanto, as duas possuem algumas diferenças entre si.

Mas qual das duas escolher?

A frequência de 5GHz possui bem mais canais e maior velocidade, mas isso quer dizer que ela é a melhor? De certa forma sim, no entanto, para definir a melhor depende de alguns fatores. 

Por exemplo, se o local onde será instalado for aberto, como um escritório, e não possuir muitas paredes, a de 5GHz é mais indicada. Já se possuir muitas paredes e o sinal precisar passar por muitas barreiras para chegar até onde você quer, a de 2.4GHz pode ser mais indicada.

Outro ponto importante, a frequência de 5GHz também é melhor se falamos de assistir a streamings de séries e filmes e para jogos online, enquanto para usar apenas para mensagens online e ler os e-mails a de 2.4GHz já é suficiente.

Hoje, a maioria dos roteadores possui suporte para os dois tipos de banda. Isso quer dizer que ele poderá operar nas duas frequências. Para isso, só é necessário configurar o roteador na frequência que quiser.

Roteador Wi-Fi 5G

Nós já sabemos que a nomenclatura Wi-Fi 5G se refere a frequência de sinal em gigahertz, mas e o roteador 5G?

O roteador que opera com banda em 5G possui uma maior resistência a interferências, mesmo se houver vários aparelhos conectados a ele, funcionando bem com até 20 redes wireless conectados ao mesmo tempo.

Normalmente os roteadores com rede de 5Ghz são dual-band e tri-band. Isso quer dizer que um dual-band opera em uma rede 2.4 GHz e uma em 5Ghz e um trial-band opera com duas redes de 5Ghz e uma com 2.4 GHz, potencializando ainda mais a capacidade do aparelho.

Novo padrão de rede sem fio Wi-Fi 6

Assim como a internet 5G é uma promessa para a internet móvel, também existe uma novidade para a rede sem fio, o Wi-Fi6.

Ele é a nova nomenclatura para a próxima geração de internet sem fio, no entanto, vai possuir a mesma função de conectar dispositivos à internet. A diferença é que ele fará isso mais rápido que o padrão usado hoje, chegando a uma velocidade quase 3x maior, pois a geração atual chega a 3,5Gbps e a nova poderá chegar a 9,6Gbps.

Também é importante salientar que a rede Wi-Fi 6 também funcionará nas duas frequências, ou seja, 2.4 GHz e 5 GHz.

Outra vantagem que ele trará será a possibilidade de conexão de mais dispositivos em uma mesma rede, simultaneamente, sem perda de velocidade. O que será de grande valia, visto que quase todas as pessoas possuem smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos se conectando cada vez mais a rede sem fio.

O Wi-Fi 6 também será mais seguro, pois oferece criptografia WPA3 e suporte para recursos de segurança, como OFDM e beamforming.

Além dessas vantagens, a nova rede pode gerar economia de energia nos dispositivos, pois a tecnologia conta com o Target Wake Time, um recurso capaz de programar os roteadores para verificar o status dos dispositivos conectados a ela. Contudo, para computadores que estão constantemente conectados durante o trabalho, por exemplo, essa função não será tão aproveitada.

Agora você já sabe quais são as diferenças da internet 5G e do Wi-Fi 5 GHz!

Veja também nosso post sobre os melhores streamings no Brasil, além da Netflix. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *