LINKCE Telecom

Mas afinal, o que é esse tal de ping? E porque isso pode influenciar a sua diversão.

Se você gosta de uma internet rápida e é daqueles que gosta de obter uma boa performance nos jogos online, então precisa dar mais atenção ao seu ping.

Quem é gamer sabe que, muitas vezes, colocamos a culpa no mouse, no teclado e até acha que o adversário está usando hack. Entretanto, o problema do seu baixo desempenho pode ser o ping alto. Sabia disso?

Você pode até não “sentir o lag” no jogo, pois observa que não há uma grande variação de latência, mas mesmo assim, se o seu ping estiver mais alto do que o seu inimigo, em algum momento vai ser prejudicado.

Quer saber tudo sobre ping, como a alta latência pode te prejudicar e dicas de como deixar a sua conexão mais rápida? Então está no lugar certo. Confira tudo isso e muito mais aqui neste conteúdo. Boa leitura!

O que é o ping?

O ping, basicamente, é o tempo de envio de um pacote de dados e de sua resposta. Ou seja, é o tempo de reação da sua conexão em relação ao que está acessando, seja ele um jogo ou um site. 

O resultado dessa avaliação é observado em milissegundos (ms). Assim, quanto maior for o valor do ping, mais lenta será a transmissão em uma rede e, consequentemente, mais difícil será a sincronização de informações em tempo real.

Para quem usa o computador apenas para trabalho ou estudos, o ping pode ser sentido como um delay ou atraso na resposta.

Por exemplo, quando você clica em determinado site, vídeo ou arquivo online, esse clique “demora” dois a três segundos até que o computador receba a informação.

Ping nos jogos online: entenda a importância da baixa latência

Para quem usa o computador ou smartphone casualmente, um atraso de dois segundos na resposta pode ser insignificante. Mas para os games online a história é completamente diferente.

Os jogos online são disputas em que segundos podem definir quem ganha e quem perde, principalmente nos games do estilo First Person Shooter (FPS), conhecidos por serem os mais competitivos, como o Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) e Valorant.

Como o ping está diretamente relacionado à velocidade que você pode fazer uma ação, ter um ping baixo nos jogos online é muito importante para você ter uma boa performance e, claro, para que você possa se divertir e ter uma ótima experiência.

Por exemplo, vamos supor que o seu ping em um jogo está a 120 ms, mas observa que o do seu inimigo está a 60 ms, ou seja, a metade do seu. Em algumas ocasiões, apesar de serem milissegundos, a informação pode chegar primeiro na tela dele do que na sua.

Logo, quem tem um ping mais baixo pode, sim, obter boas vantagens nos jogos online.

Por que às vezes o ping é tão alto?

Isso acontece porque, geralmente, os servidores de alguns jogos online ficam localizados em outros países, então é necessário percorrer uma maior distância, deixando o valor do ping mais alto.

Por exemplo, vamos supor que você está jogando um FPS com servidor localizado nos Estados Unidos. Ao dar um tiro (ou realizar qualquer ação, como andar, mirar, jogar uma granada etc), essa informação sai aqui do Brasil, vai até o servidor nos EUA e volta para o Brasil para que a ação seja concluída.

Apesar de ser uma longa distância a ser percorrida, tudo é realizado em milissegundos, por isso o tempo de resposta é praticamente imperceptível, a não ser que o seu ping esteja alto.

Para essa questão de servidores fora do Brasil, é interessante minimizar ao máximo o seu ping até o servidor e isso é feito na rede interna. Então, seria bom estar conectado à internet diretamente no roteador via cabo Ethernet ou pela rede Wi-Fi de 5GHz.

Quanto menor for a distância a ser percorrida da sua rede até a sua máquina, menor será o seu ping e mais rápida será a sua velocidade. O cabo Ethernet, por exemplo, é a melhor maneira de se conectar para quem quer jogar online, afinal, estará ligado diretamente no seu computador.

Mas se você tiver que utilizar o Wi-Fi, opte pela conexão 5GHz, pois é mais rápida do que as tradicionais de 2GHz. Entretanto, o Wi-Fi 5GHz percorre distâncias menores, então é interessante não estar muito longe do roteador.

Em nosso blog falamos com mais detalhes sobre roteadores dual band e também sobre internet 5G.  

– Entenda mais sobre redes 5GHz clicando aqui.


Confira alguns valores de PINGs na conexão da LINKCE.

Saiba como descobrir o ping da sua internet

É muito fácil de descobrir o ping da sua internet e existem três maneiras. A primeira, que não é tão prática, é descobrir por meio do seu sistema operacional através do prompt de comando. Ninguém faz isso no dia a dia, então podemos pular este método.

A segunda maneira é a mais utilizada, que é através de testes de velocidade. Sites como o Minha Conexão e Speedtest são bastante conhecidos e muito intuitivos.

Basta clicar em iniciar para executar o teste e, ao final, você recebe três valores de velocidade: ping (latência), download e upload.

Já para os gamers, normalmente os próprios jogos ficam monitorando o ping em tempo real. Dessa forma, o jogador sabe rapidamente se tem algo de errado com a sua conexão.

É comum encontrar o ping na parte superior da tela ou, então, ao apertar a tecla “Tab” no teclado. O ping pode ser encontrado ao lado do seu nome.

Inclusive, na maioria dos jogos você pode checar o ping dos outros jogadores. Dessa forma você consegue ter mais certeza se o problema é com a sua internet ou com os servidores do game.

O que fazer para deixar o ping mais baixo? 6 dicas fundamentais

Se após o teste de velocidade você conferir que o ping está alto, saiba que pode fazer algumas coisas para que possa diminuir a latência. Confira:

  • Se possível, experimente a conexão via cabo Ethernet
  • Caso seu roteador seja dual band, utilize a rede Wi-Fi 5GHz
  • Feche todos os programas que não está utilizando, como navegador, streamings de vídeos e músicas
  • Pause os downloads quando estiver jogando
  • Experimente reiniciar a sua internet para ver se melhora
  • Se nada funcionar, utilize programas redutores de ping, como o ExitLag e o NoPing, que encurtam a distância percorrida da sua máquina até os servidores dos jogos

É importante lembrar que quanto maior for o número de pessoas conectadas a sua rede, mais você vai disputar conexão com elas, ou seja, é provável que o seu ping aumente.

E se nada disso funcionar?

Se você seguiu todas as dicas e mesmo assim o seu ping continuar alto, então provavelmente o seu problema é com a internet contratada.

Entre em contato com a provedora de internet e veja o que podem fazer para reduzir a sua latência. Infelizmente, se nenhuma medida for tomada, a melhor opção é optar por uma internet melhor.

Conte com quem é referência em fibra óptica!

Se você gosta de se divertir com os amigos em jogos online, podemos lhe fornecer a mais rápida e estável conexão para você. Com uma equipe de profissionais especializados para lhe auxiliar e tirar todas suas dúvidas, a LinkCE é a melhor escolha para a sua diversão.

Quem é gamer sabe que, muitas vezes, muitos atendentes não fazem ideia do que você está falando quando precisa resolver um problema específico. Aqui na LinkCE não é assim.

Isso porque temos um atendimento personalizado para o público gamer e técnicos especialistas que saberão exatamente quais são as suas dúvidas, além de resolver o seu problema.

Inclusive, a LinkCE foi eleita 4 vezes como a melhor internet da região, segundo o site Melhor Plano!

Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, basta nos mandar uma mensagem no WhatsApp no número (85) 3015-7051, nos ligar pelo (85) 3371-7868, ou visitar o nosso site www.linkce.com.br.

Você pode também nos encontrar pelo Instagram ou Facebook, lá você confere mais conteúdos e fotos exclusivas da família LinkCE, e fica por dentro de tudo o que está acontecendo.