Aplicativos para crianças: 7 opções para aprender e brincar no celular

25 de março de 2022 0 Comments

O público infantil está cada vez mais conectado hoje em dia, mas isso não necessariamente é ruim, pois existem muitos aplicativos para crianças que podem agregar no desenvolvimento.

Pesquisa feita pela TIC Kids Online Brasil revelou que mais de 20 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, utilizam a internet e as redes sociais no país.

É claro que diversas empresas e desenvolvedores estão atentos a esses números, ou seja, há um grande investimento em apps para o público infantil.

Portanto, existem diversos aplicativos no mercado disponíveis para as crianças e cabe aos pais ou responsáveis escolherem as melhores opções.

Para facilitar a sua escolha, nós fizemos um TOP 7 aplicativos para crianças aprenderem e brincarem pelo smartphone ou tablet. Confira!

TOP 7 aplicativos para crianças

A maioria dos aplicativos infantis estão disponíveis para Android e iPhone (iOS), então fica fácil ter acesso a eles.

Dentre as opções para crianças de até 12 anos, existem jogos educativos, atividades interativas, livros, vídeos e muito mais.

Portanto, além de ser um entretenimento para os pequenos, também são formas diferentes de aprender algo novo.

Confira a lista a seguir:

1. PlayKids

O PlayKids é um dos aplicativos para crianças mais completos e, por isso, também é um dos mais conhecidos.

O app reúne diversas atividades para o público infantil, como músicas, jogos, vídeos, livros, dentre outras práticas lúdicas que ajudam no desenvolvimento cognitivo.

O PlayKids também conta com o conteúdo de grandes fenômenos da internet, como Galinha Pintadinha, Masha e o Urso e Pocoyo.

É interessante ressaltar que o aplicativo vai além das telas para interagir com as crianças, pois também disponibiliza coreografias e karaokê em outras línguas, promovendo atividade física e ensino bilíngue.

PlayKids está disponível nas versões gratuita e paga. A versão grátis não disponibiliza todos os conteúdos, sendo necessário pagar uma assinatura mensal de R$ 29,90 para ter acesso ilimitado a tudo.

2. Ler e Contar

Ler e Contar é um app que auxilia as crianças que estão no Ensino Fundamental Anos Iniciais, ajudando com o processo de alfabetização.

Além de ensinar a ler pelo celular de forma divertida, o aplicativo ainda é útil para que as crianças possam melhorar os seus conhecimentos em matemática, formas geométricas, cores, animais e até conhecer a linguagem de sinais.

No app as crianças podem colorir, adivinhar letras e palavras, fazer pequenas operações matemáticas, dentre outras atividades.

Ler e Contar está disponível nos idiomas português, espanhol e inglês, caso aprender uma nova língua esteja na matriz curricular do seu filho.

3. YouTube Kids

Diferente do YouTube normal que todos conhecem, o YouTube Kids é a versão personalizada para o público infantil.

Ou seja, ao invés de disponibilizar a versão padrão, que contém milhares de conteúdos não recomendados para crianças, o YouTube Kids já funciona como um controle parental.

O aplicativo de vídeos da Google possui filmes, desenhos animados, programas educativos, dentre outros conteúdos para entreter a criançada.

Mesmo que o app já seja voltado para os pequenos, ainda é possível fazer um controle parental de acordo com a idade, ocultando conteúdos acima da faixa etária escolhida.

4. Animal World

O Animal World é um dos aplicativos para crianças mais fáceis de usar, afinal, o seu objetivo é muito simples: mostrar aos pequenos os sons dos animais.

São cerca de 80 animais diferentes e as crianças podem aprender de forma divertida, com gráficos simples e animações muito carismáticas.

Mas também é possível jogar minigames informativos sobre os animais, como jogos de memória.

5. Mônica Toy TV

De crianças a adultos, a Turma da Mônica e os seus personagens icônicos continuam agradando a muitos, não é verdade?

Mas diferente da revista em quadrinhos, o Mônica Toy TV contém uma versão em vídeo e minimalista das histórias do Mauricio de Sousa, criador e cartunista da obra original.

Os episódios são curtos e disponíveis gratuitamente, além de ter uma dublagem acessível para que crianças de diferentes idades possam entender.

6. Cores e Formas

Como o nome já diz, o aplicativo conta com diversos minijogos para que as crianças possam aprender cores e formas.

Dentre as atividades disponíveis, estão os jogos de colorir, agrupar, combinar e traçar formas, além de adivinhação.

É uma boa maneira para que a criançada possa estimular a capacidade cognitiva.


7. Puzzle Kids

Por fim, mas não menos interessante e divertido, temos o Puzzle Kids, aplicativo focado na resolução de quebra-cabeças.

Os quebra-cabeças são fundamentais para desenvolver habilidades lógicas, ajudando as crianças a identificarem formas e padrões.

Além dos próprios quebra-cabeças, Puzzle Kids ainda inclui jogos de combinar formas, adivinhar e criar objetos.

Recomendações importantes

Agora que você sabe 7 dicas de aplicativos para crianças, é importante ficar atento a algumas recomendações de uso.

É muito comum que os pais ou responsáveis entreguem celulares e tablets para que as crianças parem de chorar, se acalmem e fiquem em silêncio. Entretanto, essa atitude pode não ser benéfica para os pequenos.

No estudo “Diretrizes sobre atividades físicas, comportamento sedentário e sono” para crianças de até 5 anos, a Organização Mundial da Saúde não recomenda o uso em excesso de dispositivos eletrônicos.

Para crianças de até 2 anos, a OMS não recomenda a exposição a telas nem de forma passiva, ou seja, sem assistir nada ou mesmo observar um adulto utilizando um smartphone, por exemplo.

Entre 2 e 5 anos, os pequenos podem assistir nos dispositivos eletrônicos, mas com o uso limitado a 1 hora por dia. Entre 6 e 10 anos, a duração pode aumentar por até 2 horas.

As diretrizes da OMS foram elaboradas para contribuir com o desenvolvimento motor e cognitivo, além de ajudar a evitar a obesidade infantil, que acontece devido a inatividade física.

É importante ressaltar que durante todo o uso dos dispositivos móveis, os pais ou responsáveis devem supervisionar as crianças.

Conclusão

Existem diversos aplicativos para crianças que podem ser muito úteis para o aprendizado infantil, além do entretenimento em si.

Agora cabe a você escolher a melhor opção para os seus filhos, além de acompanhá-los para que utilizem os apps da melhor maneira.
Se você curtiu essas dicas, com certeza vai se interessar por outros posts do nosso blog. Estamos sempre publicando sobre filmes, séries, curiosidades e demais temas que envolvem a internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.