O Threads é a nova rede social do Meta, empresa do Mark Zuckerberg, que comanda outras redes sociais como Instagram, WhatsApp e Facebook. Com essas outras redes sociais consolidadas, Mark não descansou e lançou sua mais nova aposta.
O sucesso inicial foi recordista, em 5 dias de lançamento, o Threads já alcançou mais de 100 milhões de downloads pelo mundo.
Mas por que Mark Zuckerberg quis inovar? Uma vez que ele já é dono do Facebook, que foi o pontapé do seu império, além do Instagram e do WhatsApp.
A resposta é simples: desde que Elon Musk comprou o Twitter/X, os usuários reclamam das mudanças e buscam algo para migrar e outras empresas já apostaram nessa substituição, como o Koo e o BlueSky, mas sem sucesso. E, claro, o Meta também não ficaria de fora dessa aposta.
Apesar do sucesso inicial, a plataforma ainda tem algumas ressalvas, principalmente no quesito segurança de informação. Quer saber mais sobre o Threads? Continue lendo!
Afinal, o que é o Threads?
Threads é a nova rede social do Meta, que também é dono do Instagram, Whatsapp e Facebook, que tem como objetivo concorrer com o Twitter/X.
No Threads, os usuários podem utilizar como um microblog, postando textos que podem ser curtidos, republicados e comentados, assim como no Twitter/X. Na plataforma, posts podem ter até 500 caracteres, é permitido postar fotos e vídeos de até 5 minutos.
Porém, a rede social é totalmente vinculada ao Instagram, o que pode ser uma desvantagem para alguns, pois:
- Seu nome de usuário deve ser o mesmo do Instagram, se mudar em uma rede, automaticamente mudará na outra
- O que você posta no Threads pode ser notificado para quem segue no Instagram
- Todos que estão no Instagram podem te seguir no Threads
Qual a diferença do Twitter/X pro Threads?
Como já falamos, o Threads é a aposta do Meta para substituir o Twitter/X, inclusive até mesmo o nome da rede é referência aos usuários do Twitter/X. Na rede social do passarinho azul, se o texto que deseja publicar ultrapassar o limite de caracteres, você continua em comentários e forma uma “thread”. Porém, existem diferenças entre elas e vamos ver quais são.
Primeiro, a maior diferença é sobre a quantidade de caracteres nas duas redes. Após uma mudança em fevereiro de 2023, Elon Musk aumentou o limite para 4.000 caracteres, enquanto o Threads propõe 500 caracteres. Já para vídeos, no Threads podem ser postados vídeos de até 5 minutos, no Twitter/X, 4 minutos.
Além disso, na rede social do Meta, não existe um feed separado apenas com o que você segue, assim, aparecem posts tanto de quem você segue, quanto de quem você não segue, tornando tudo um pouco “bagunçando”. No Twitter/X, existem duas abas: a “para você” e a “seguindo”.
Outra diferença é que o Twitter/X tem seu próprio chat para conversas, enquanto na outra rede social as conversas são vinculadas ao chat do Instagram.
Se você deseja utilizar a rede social pelo computador, saiba que isso só é possível com o Twitter/X, o Threads funciona apenas para app no smartphone.
Além do mais, existem funcionalidades únicas que o Twitter/X tem:
- Trending topics, ou seja, os assuntos mais falados do momento, que guiam muito o que está em alta no momento
- Uso de hashtags para achar facilmente o que outros estão falando sobre um assunto
- Pesquisa de post por palavras-chave
- Spaces, que são espaços para chamadas de voz em grupo, muito utilizadas por grupos ou famosos
Além disso, os usuários possuem uma relação de intimidade com o Twitter/X para postar sobre o dia-a-dia, frustrações, realizações, opiniões, além da privacidade de estar fora de outras redes que têm conhecidos ou colegas de trabalho. O último ponto seria impossível no Threads, visto que está vinculado ao Insta.
Muitos pontos podem nos dar a conclusão que o Twitter/X está à frente, mas é uma rede social com mais de 10 anos, enquanto o Threads tem menos de 1 mês. Fica o questionamento: até quando o Twitter/X manterá seu reinado e será que o Meta conseguirá superar?
De que forma o Threads e o Instagram estão vinculados?
Não existe Threads sem Instagram, essa é a resposta. Para ter um perfil na nova rede social, você precisa ter uma conta no Insta. Dessa maneira, assim que você baixar o aplicativo, a primeira opção é importar todos os seus dados do Instagram e, caso não tenha, crie uma conta nele.
Além disso, muitas pessoas não sabem, mas é impossível desativar ou excluir o Threads sem fazer o mesmo no Instagram, ou seja, se você cansar dos Threads, só excluirá ele juntamente com o Instagram.
Esse fato deixou muitas pessoas revoltadas no início da plataforma, pois alguns criaram a conta apenas pra testar e depois queriam excluir, mas sem sucesso porque não queriam perder a conta do Instagram.
Além disso, todos os seguidores do Instagram vão te achar nos Threads, por causa do mesmo nome de usuário e o próprio aplicativo tem uma opção para seguir todos que estão no seu perfil do Instagram.
Você também pode fazer um post no Threads e postar diretamente nos stories do Instagram:
Quais os problemas relacionados à privacidade que existem no Threads?
O Threads está proibido de operar na União Europeia por questões regulatórias, pois segundo ela o app ainda não está completamente de acordo com as políticas relacionadas à privacidade dos usuários.
Além disso, é necessário aceitar os termos de uso ao iniciar seu perfil no Threads, neles existem a captação de dados como localização, contatos, pesquisas de navegação e muito mais, o que causa preocupação sobre o que o Meta fará com esses dados, sendo possível até mesmo usar as informações em outras redes sociais da empresa.
Não só dados básicos como os citados acima, o aplicativo também coleta dados sensíveis como saúde, dados financeiros, endereço, entre outros, o que causou preocupação até mesmo aqui no Brasil.
Resumindo, caso não tenha feito ainda a sua conta, observe bem os termos, mas se você já é um usuário do Threads, você pode controlar o que ele coleta de você nas configurações de privacidade.
Gostou desse tipo de conteúdo e quer estar sempre se atualizando? Leia também Metaverso: você está preparado para o mundo virtual?