Aplicativos gratuitos não podem faltar no seu celular

23 de novembro de 2021 0 Comments

Existe aplicativo para praticamente tudo. No entanto, alguns são de extrema importância para nosso dia a dia. Confira aqui os aplicativos gratuitos que você NÃO pode deixar de ter em seu celular. 

Apps para mobilidade

Sempre vai ser necessário ter um aplicativo para se deslocar pela cidade. Afinal, mesmo que você dirija seu próprio carro, em algum momento você vai precisar. Por exemplo, numa viagem ou quando sair para beber com os amigos. Hoje aqui no Brasil existem dois aplicativos principais: 99 e Uber.

A funcionalidade dos dois é bem parecida, mas uma diferença importante é que a 99 atende a mais de mil cidades, enquanto Uber atende pouco menos da metade.

Aqui nós aconselhamos que você tenha os dois aplicativos para cotar sempre em ambos quando precisar dos serviços.

Baixe aqui:

99:  Android | IOS

Uber: Android | IOS

Aprender uma língua nova

Que tal aproveitar o tempo livre para aprender uma nova língua? A boa notícia é que você não precisa começar pagando cursos caros, pois alguns aplicativos conseguem te ajudar bastante no básico. Também separamos dois aplicativos ótimos para começar.

Duolingo e EWA

O Duolingo funciona como um jogo, perfeito para aprimorar seu conhecimento em outras línguas enquanto está ocioso.

Eles têm uma interface intuitiva, bem fáceis de compreender, funcionando como um jogo, onde você precisa responder perguntas e ir avançando conforme o nível aumenta.

O Ewa, no entanto, tem mais opções, por exemplo, uma biblioteca, onde você pode ler livros em inglês e acionar as palavras com dúvida no aplicativo. Além disso, também tem outros jogos, como o caça palavras, imagens que correspondem as palavras e até duelar com outras pessoas.

Baixe aqui:

Duolingo: Android | IOS

EWA: Android | IOS

Google tradutor

Além dos aplicativos que podem te ajudar a conhecer outra língua, também é essencial ter o aplicativo do Google Tradutor. Pois, além de ajudar a traduzir palavras, como você faz pelo navegador, o aplicativo também pode te ajudar a traduzir imagens acionadas pela câmera através de realidade aumentada.

Baixe aqui:

Android | IOS

App de GPS

Os aplicativos de GPS também são essenciais. Hoje os mais usados são o Google Maps e o Waze. Ambos te ajudam a encontrar o caminho para onde quiser ir, no entanto, possuem algumas diferenças.

Diferenças entre Waze e Google Maps:

O Waze é mais indicado para quem anda de carro, pois além de mostrar o caminho mais rápido, mostra também o trânsito em tempo real e informações incluídas pelos usuários, como acidentes ou buracos na pista, por exemplo.

Para quem quer assistência para andar em qualquer transporte, seja de carro, ônibus ou a pé, o Google Maps também é muito importante. Com ele, você consegue acessar os caminhos possíveis, mas também saber a distância e até as linhas de ônibus que podem te ajudar a chegar ao local desejado.

Baixe aqui:

Waze: Android | IOS

Google Maps: Android | IOS

Digitalize documentos pelo celular

Em alguma situação você vai precisar enviar documentos digitalmente, por isso, você precisa saber da existência desse tipo de aplicativo.

Em vez de precisar ter um scanner, uma impressora que escaneie ou ir a uma papelaria, você pode digitalizar documentos pela câmera do seu celular e salvar em PDF. Vamos indicar aqui o CamScanner um dos pioneiros, que existe desde 2011 e o Genius Scam que remove defeitos, como sombras.

CamScanner: Android | IOS

Genius Scan: Android | IOS

App de comparativo de preços

Você sempre pesquisa por preços antes de comprar porque quer garantir o melhor negócio possível? Para facilitar a sua pesquisa, existem alguns aplicativos que comparam diversos preços de lojas online. 

Assim você pode não só saber qual loja oferece o melhor preço, mas o histórico de preços do produto nos últimos meses. Uma funcionalidade boa desses aplicativos é que você consegue saber se os preços estão realmente bons na Black Friday.

Você também pode pedir para ser notificado quando o preço de um produto chegar no valor que deseja pagar.

Zoom: Android | IOS

Buscapé: Android | IOS

Correção de texto

Sabe quando você precisa mandar aquela mensagem caprichada para uma vaga de emprego, para o seu crush ou na legenda do post das redes sociais, mas tem dúvida em como se escreve determinada palavra? Também tem aplicativo que ajuda com isso.

O Volp te ajuda a conferir se a acentuação gráfica, hífen ou a palavra em si, está correta. Vale a pena ter um desses.

Além de conferir no próprio app, você também pode baixar aplicativos que corrigem direto no teclado, porém precisa habilitar no aparelho.

Baixe aqui:

Volp: Android | IOS

Para acionar direto no teclado:

Swiftkey: Android | IOS

Arquivos na nuvem

As memórias do smartphones nem sempre conseguem suprir a nossa necessidade, não é mesmo? Por isso, uma ótima opção é o armazenamento na nuvem.

Os dois principais hoje são o Google Drive, do Google, e o OneDrive, da Microsoft. Com eles, você pode armazenar muita coisa. No Google Drive até 15 GB e no One Drive até 5 GB em contas gratuitas. Lembrando que para isso você precisa ter um e-mail do Gmail ou da Microsoft para acessar.

Onedrive: Android | IOS

Google Drive: Android | IOS

Tenha cuidado antes de baixar outros aplicativos

Agora você sabe quais são os aplicativos quase obrigatórios para ter no seu celular, mas também precisa saber que tem que ter muito cuidado na hora de fazer esses downloads. Isso acontece porque os aplicativos, muitas vezes, são a porta de entrada para pessoas mal-intencionadas roubarem os seus dados.  

Embora os sistemas operacionais, por exemplo, Android e IOS, consigam barrar alguns desses aplicativos, às vezes acontece de passar pela segurança.

Algumas dicas para verificar antes de sair baixando aplicativos que não indicamos na nossa lista, por exemplo, são:

Veja a data de lançamento

Fuja dos aplicativos muito novos, pois, muitas vezes eles não tiveram problemas detectados ainda. Verifique os históricos de versões e a quantidade de download para se certificar.  

Leia os comentários antes de baixar

Conferir os comentários e avaliações é sempre bom, pois, você vai ver não só as falhas, mas as reclamações em geral.

Verifique o desenvolvedor

No aplicativo você consegue ver quem desenvolveu, dá um Google e veja se são reconhecidos e se possuem reclamações ou um histórico ruim na internet.

A própria loja, por onde você baixa os apps, destaca alguns desenvolvedores confiáveis nos destaques.

Confira se o app está atualizado

Os aplicativos que não são atualizados com frequência também podem trazer perigo, pois além de bugs e falhas de design, podem ser menos seguros.

Verifique as permissões

Todos os aplicativos precisam de algumas permissões, como usar a câmera, áudio ou rede, mas nem sempre essas permissões são adequadas.

Quando esses aplicativos pedem permissões demais, principalmente com coisas que não são relacionados, por exemplo, um aplicativo de edição de fotos pedindo permissão para acessar os contatos, não faz sentido.

Desconfie disso.

Esses são os aplicativos muito necessários para o seu celular, mas também cuidados que você deve ter antes de baixar os aplicativos. 

Quer uma internet que baixe esses apps rapidinho? Migre para a LinkCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *