A Internet 5G no Brasil já é realidade? A nova tecnologia de internet móvel já é realidade em muitos países e promete proporcionar alta qualidade de conexão para os brasileiros.
Pode não parecer, mas a Internet 3G chegou no final dos anos 2000 e a 4G chegou em 2010. Então, está mais do que na hora de utilizar a Internet 5G no Brasil, não é verdade?
O 5G é a quinta geração de internet móvel que permitirá uma navegação pelo celular mais rápida e eficiente do que no 4G.
Mas para quem pensa que o 5G no Brasil está relacionado apenas com velocidade de Internet, está enganado.
A inovação promete revolucionar outras tecnologias e facilitar as suas aplicações, como o uso de drones autônomos e aperfeiçoando a Internet das Coisas (IoT) com a conexão múltipla e instantânea de diversos aparelhos.
Se você é um entusiasta da tecnologia e não vê a hora de utilizar o 5G no seu smartphone, então confira aqui tudo o que precisa saber sobre. Boa leitura!
A Internet 5G no Brasil ainda não está disponível?
Ainda não, mas já está bem perto! A Internet 5G no Brasil está prevista para chegar nas principais capitais do país em julho de 2022.
Porém, a tecnologia continuará expandindo até 2029, principalmente para ser implementada em cidades menores, com cerca de 30 mil habitantes.
Em novembro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu um leilão para que empresas disputem a licitação da Internet 5G no Brasil.
Dentre as principais operadoras de telefonia móvel do país que participaram do leilão, podemos citar a TIM, a VIVO e a Claro.
O que muda com o 5G? Quais são os benefícios?
Velocidade
A principal vantagem do 5G em relação ao 4G é a velocidade, pois oferecerá downloads e uploads muito mais rápidos.
A conexão 4G já tem uma boa performance e chega a 100 Mbps. Já o 5G pode chegar a uma velocidade de 1 e 10 Gbps, uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.
Leonardo Capdeville, chefe de inovação tecnológica da TIM, afirmou que “se fizermos uma analogia com o mundo real, 100 vezes mais rápido é a diferença de velocidade entre um ciclista de alta performance e um caça de guerra”.
Melhores experiências
Tecnologias que utilizam a Internet das Coisas, realidade virtual e até carros e drones sem motoristas começarão a se tornar mais comuns.
Isso será possível devido ao baixo nível de latência (ping), da super velocidade de conexão, estabilidade e segurança do 5G.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon possui um serviço de entrega por drones autônomos, chamado de “Amazon Prime Air”. Confira um vídeo desse serviço:
Economia de dados
Seja em um plano pré pago, pós pago ou controle, provavelmente você já viu uma mensagem sobre o consumo da sua Internet móvel, certo? Por exemplo: “Você já consumiu 80% da sua Internet”.
No 5G, essa mensagem se tornará menos comum, pois a tecnologia está sendo projetada para utilizar apenas a quantidade e velocidade necessária para a sua navegação.
Em testes, a economia de dados pode chegar até 90% em relação ao 4G.
Será preciso trocar de celular para se conectar ao 5G?
Assim como aconteceu com as redes 3G e 4G, para poder utilizar a Internet 5G no Brasil será preciso ter um celular compatível com a tecnologia.
As grandes fabricantes de smartphones, como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola já estão fabricando aparelhos que suportam o 5G, porém com um preço mais elevado.
Para você ter uma noção, quem é usuário da Apple, o 5G está disponível a partir dos iPhones 12. Como as outras fabricantes possuem diferentes modelos e versões, vale a pena pesquisar para saber se o seu aparelho já é compatível.
O que vai acontecer com as conexões 3G e 4G? Vão acabar?
Como falamos acima, provavelmente milhares de brasileiros precisarão trocar de celular se quiserem utilizar a Internet 5G no Brasil.
Mas isso não quer dizer que as conexões anteriores, como 3G e 4G, irão acabar. Elas continuarão funcionando, então pode ficar tranquilo.
Inclusive, com o crescimento do 5G, a construção de antenas e a implementação de maiores frequências, o 4G chegará para ainda mais lugares.
Quanto custará uma Internet 5G no Brasil?
Com certeza, esta é uma das principais dúvidas dos consumidores e, provavelmente, a mais desanimadora.
Segundo estimativas das operadoras no Brasil, os planos de Internet 5G podem custar, em média, R$ 250 por mês ao consumidor, inclusive com restrição do uso de dados.
Atualmente, a faixa de preço é a mesma praticada no exterior, o que não é nada bom para o bolso do brasileiro.
Para quem quer muito usufruir da Internet 5G no Brasil, só resta torcer por uma grande concorrência da tecnologia para que os preços se tornem mais atrativos.
O 5G vai substituir a Internet fibra óptica?
É importante deixar claro que não há uma rivalidade entre esses dois tipos de Internet, na verdade, apenas se complementam.
Portanto, a tecnologia 5G não irá substituir a fibra óptica, nem outro tipo de Internet fixa. Isso porque o 5G é voltado para redes móveis, ou seja, para conexões em movimento.
Logo, a Internet 5G no Brasil é indicada para quem trabalha bastante com redes móveis, sempre em deslocamento de um lugar para outro.
Mas para quem quer uma Internet de alta qualidade para residências e até mesmo para empresas, a fibra óptica continua sendo a melhor opção, inclusive de preço.
Garanta a melhor fibra óptica com a LinkCE!
Enquanto a Internet 5G não chega no Brasil, você pode complementar a sua conexão com uma ótima fibra óptica.
Eleita 4 vezes a melhor Internet da região pelo site MelhorPlano, a LinkCE é referência em fibra óptica.
Clique aqui e confira planos com ótimo custo-benefício.
Nos acompanhe nas redes sociais Instagram e Facebook. Nelas você confere os bastidores da LinkCE e toda a família que nos faz ser referência no mercado.