Você já viu ou ouviu falar em casas automatizadas? Esses modelos de casa possuem aparelhos e dispositivos que controlam ambientes com apenas alguns comandos.
Acender luzes, ligar televisões e até mesmo fechar ou abrir cortinas são apenas algumas das tarefas que podem ser realizadas através da sua voz.
O Google Nest é um dos aparelhos que podem tornar a sua vida em casa mais fácil. Confira abaixo do que se trata o dispositivo, como este funciona e muito mais!
Mas, o que é Google Nest?
Antes chamado de Google Home, o Nest se trata da linha de alto-falantes inteligente do Google. De maneira mais popular, são caixas de som inteligentes, que podem, através da sua voz, controlar outros aparelhos da sua casa.
Neste caso, o título home ficou somente para o aplicativo que dirige outros aparelhos do Google, como Chromecast, televisões, além do próprio Nest.
Como funciona o aparelho?
Como citado anteriormente, o dispositivo deve funcionar por comandos de voz. Após configurado pelo aplicativo, Google home, o aparelho estará apto para executar todas as suas funções com êxito.
Principais atividades
Sem dúvidas, quem adquire um equipamento Google Nest é porque deseja que sua mobilidade e atividades em casa possam ser facilitadas.
As atividades mais cobiçadas do comprador, geralmente são aquelas ligadas às tarefas domésticas e organização de tarefas diárias.
O dispositivo pode, através do comando de voz estabelecido:
- Ascender, apagar ou mudar de cores as lâmpadas inteligentes
- Fazer funcionar o aspirador robô
- Ligar ou desligar, além de ajustar a temperatura de ar-condicionados
- Manter em funcionamento a televisão
- Comandar as funções de uma cafeteira
- Fazer funcionar, além de outras configurações, a máquina de lavar
- Controlar sistemas de segurança
Porém, é importante saber que, para esses aparelhos poderem ser comandados de acordo com suas configurações, eles precisam ter compatibilidade com o Google assistente.
Quais outras funções do Google Nest?
Além da possibilidade de controlar eletrodomésticos, o Google Nest pode ser usado para gerenciar atividades pessoais, como marcar uma reunião ou para agendamento de tarefas diárias, bem como leitor de notícias e mais.
O dispositivo, sendo uma caixa de som, funciona perfeitamente bem para quem deseja escutar com boa qualidade, suas músicas preferidas.
Vale lembrar que, alguns canais de streaming como Spotify e Netflix possuem compatibilidade com o aparelho, e podem estar em funcionamento por meio de comandos também.
Afinal, posso realizar minhas tarefas com o Google Nest longe de casa?
A resposta para esta pergunta é: sim! Você pode realizar determinadas tarefas com o seu dispositivo, mesmo que longe de casa.
Com o aplicativo em seu smartphone integrado ao seu aparelho Nest, funções como ascender ou apagar as luzes inteligentes podem ser acionadas.
Apenas minha voz poderá ser configurada no aparelho?
Para controlar eletros e permitir que o Google Nest execute outras funções é possível, sim, que você ‘’cadastre’’ outras vozes além da sua.
Um total de 6 pessoas, incluindo você, poderá, além do acesso ao aparelho, ter o comando de tudo que o Nest estiver configurado para controlar.
Porém, é válido lembrar que algumas precauções devem ser tomadas em relação a segurança do aparelho, juntamente às suas informações, veja!
Posso confiar na segurança do Google Nest?
Apesar de ser um aparelho conhecido, assim como os smartphones, o Google Nest merece ter uma atenção no quesito segurança.
Isso porque, assim como com celulares, o dispositivo tem acesso a endereços de e-mail e informações pessoais, por exemplo, pois estará logado em seu perfil do Google.
Sendo assim, é importante ter um cuidado com as atividades e permissões estabelecidas.
Mas, apesar disso, o dispositivo possui aplicações de ajuste que podem mudar sua sensibilidade quanto à maneira de ativar o aparelho, além de permitir que possa ser apagada toda a sua atividade feita por ele.
Quais tipos de Google Nest existem no mercado?
Você sabia que são comercializados mais de um modelo de dispositivos de áudio inteligente do Google, e que levam o nome Google Nest?
Veja abaixo os diferentes aparelhos:
Google Nest Mini
Sendo a segunda geração do produto, que antes recebia o nome de Google Home Mini, esse aparelho foi lançado em 2019.
Essa versão é uma ótima pedida para quem está entrando agora no mundo das casas automatizadas, pois foi fabricado para deixar “conectado” um cômodo da casa.
Contendo três microfones, o dispositivo consegue estabelecer uma boa captação de voz, mas, por outro lado, seu som não tem muita potência, e, por isso, perde um pouco no quesito áudio para aqueles que não abrem mão de uma boa qualidade na hora de ouvir suas músicas.
Google Nest Hub
Esta versão disponibiliza de um grande diferencial em relação ao dispositivo anterior: a existência de uma tela touch.
Seu visor contém 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 pixels, o que o torna uma ótima pedida para quem gosta de um retorno visual.
Antes chamado de Google Home Hub, o Google Nest Hub possui também uma potente caixa de som.
Uma tela touch de 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 é o que torna o então Google Nest Hub diferente.
Antes nomeado de Google Home Hub, o aparelho é uma ótima pedida para quem queria obter algum tipo de retorno visual e possui uma caixa de som de alta qualidade.
Com a tela é possível uma melhor interação com o Google Assistente, e também assistir a vídeos, conferir o trânsito e mesmo informações como horas e clima.
Google Nest Hub Max
Uma potente caixa de som, uma tela touch com 10 polegadas ao invés de 7 , contendo resolução de 1280 x 800 pixels e a presença de uma câmera é o que configura o Nest Hub Max.
Sua câmera é capaz de permitir reconhecimento fácil, chamadas de vídeo e pode também servir como câmera de segurança.
Uma caixa de som potente, uma tela touch com 10 polegadas e resolução de 1280 x 800, além de uma câmera, são o que configuram o Nest Hub Max.
A câmera, sendo uma grande novidade, permite que o usuário realiza chamadas de vídeo, bem como acesse o aparelho via reconhecimento facial e até seja utilizada como câmera de segurança da casa.
Lançando em 2019, o produto é uma ótima versão para quem é exigente e gosta de várias possibilidades em um único dispositivo.
Google Home Max
Por possuir dois woofers de 4,5 polegadas cada, é que o Google Home Max dispõe de uma grande potência sonora.
Ele é o primeiro dos produtos Google a usufruir da inteligência artificial para conseguir adaptar seu som ao ambiente, o que faz com que o áudio possa sair de forma mais fiel e puro, além disso, o único a preservar o ‘’home’’ em seu nome.
Google Nest Audio
Com a melhor qualidade sonora possível, o Google Nest Audio se assemelha ao Home Max quando o assunto é adptar seu som ao ambiente.
Com ele, mandar uma música de um dispositivo para outro, em outro cômodo é possível, ou mesmo unir dois dispositivos iguais e assim, reproduzir um som estéreo.
Este é uma caixa de som inteligente com uma grande potência sonora.
Gostou do conteúdo? Confira em nosso blog uma gama de assuntos semelhantes, com variadas dicas e sugestões!