LINKCE Telecom

Entenda a diferença entre velocidade e alcance da internet

Provavelmente você já deve ter reclamado da velocidade da sua internet pelo menos alguma vez na vida, certo? Mas será que o problema é sempre da velocidade em si?

Em alguns casos, o que pode estar prejudicando a qualidade da sua conexão é o alcance do seu sinal Wi-Fi.

A principal função do Wi-Fi é transmitir o sinal da internet por todo o ambiente ou grande parte dele, seja em casa ou no trabalho, mas existem alguns fatores que podem melhorar ou piorar o alcance desse sinal.

Ou seja, mesmo que você tenha um plano de 500 MB ou até 1 GB de velocidade, caso precise trabalhar via Wi-Fi e estiver com um alcance ruim, com certeza a sua velocidade será prejudicada.

Quer saber de uma vez por todas a diferença entre velocidade e alcance da sua internet? E melhor ainda: dicas de como melhorar a sua conexão? Então está no lugar certo.

Continue o post até o final para conferir as nossas dicas. Boa leitura!

Mas afinal: o que é velocidade e o que é alcance?

Primeiro vamos definir melhor o que é a velocidade e o que é o alcance. Quando falamos de velocidade da sua internet, estamos nos referindo à quantidade de bytes que a sua internet usa para baixar e enviar dados, ou seja, fazer downloads e uploads.

Já o alcance é a distância física que o sinal do Wi-Fi do seu roteador pode chegar, definindo a área de cobertura da sua internet.

Portanto, independente da velocidade contratada, o alcance do Wi-Fi não muda. Afinal, não existe relação de velocidade contratada com cobertura Wi-Fi, como falamos rapidamente no início do post.

Tudo isso fica ainda mais fácil de entender na prática. Então, agora vamos pensar em uma situação real, por exemplo, se você tem uma internet de 400 mega, esse valor se refere à velocidade e não ao alcance.

Então, o sinal Wi-Fi não vai chegar do outro lado da rua, no 1º andar e 2º andar da sua casa (caso more em um duplex) ou na casa do seu vizinho, mas você terá uma ótima velocidade para baixar dados, assistir filmes, jogar vídeo games e realizar outras atividades.

Saiba mais sobre a potência do seu roteador Wi-Fi

Bom, além da velocidade contratada no plano da sua internet, uma conexão de qualidade está diretamente relacionada ao alcance, logo, é preciso entender sobre a potência do seu roteador Wi-Fi.

Quando falamos potência, estamos nos referindo às frequências de um roteador. Os modelos mais atuais, por exemplo, trabalham na com as frequências 2,4 GHz e 5 GHz. Esses roteadores mais modernos conseguem entregar muito mais qualidade para a sua conexão.

Segundo um conceito básico da física que aprendemos nas escolas, quanto maior a frequência, automaticamente maior será o tráfego de dados e o consumo de energia elétrica. Entretanto, a distância alcançada diminui.

Vamos à prática:

Melhores usos para frequência 2,4 GHz

Muitos produtos sem fio, como mouses, teclados, impressoras e controles, por exemplo, operam na frequência 2,4 GHz, pois isso permite uma maior propagação de dados, alcançando distâncias maiores.

Então, nos casos em que é preciso uma maior distância de sinal, a frequência 2,4 GHz é a ideal.

Melhores usos para frequência 5 GHz

A frequência 5 GHz possui uma melhor qualidade de sinal e um maior tráfego de dados, mas perde em alcance.

Portanto, essa frequência é ideal para quem utiliza o Wi-Fi em ambientes menores e para quem precisa conectar vários dispositivos a uma mesma rede, pois a 5 GHz dá conta de suportar um grande volume de informações sem prejudicar a qualidade.

Hoje em dia, muitos roteadores atuais são “dual band”, ou seja, conseguem operar nas duas frequências. Então, é comum ver a mesma rede Wi-Fi com o mesmo nome, mudando apenas a frequência. Por exemplo: “LinkCE” e “LinkCE 5G”.

Dessa forma, o usuário fica livre para optar em que rede ele conseguirá usufruir melhor de cada recurso.

Sabendo de tudo isso, se você tiver um roteador um pouco mais antigo, ou então que trabalhe com frequências menores, ele não vai entregar a qualidade de internet que você espera, mesmo com um bom plano contratado.

O que pode prejudicar o alcance do sinal WiFi?

Se a sua casa, apartamento ou escritório é muito grande, ou então possuem muitas paredes, provavelmente você tem uma perda no alcance do sinal WiFi.

O sinal da internet sem fio é percorrido por ondas eletromagnéticas, então, o alcance não é infinito, bem como também se enfraquece com a presença de muitos obstáculos no caminho.

Inclusive, a espessura das paredes e até os materiais podem influenciar na perda do alcance. O azulejo, por exemplo, comum para o revestimento de banheiros, pode reverberar o sinal de WiFi e causar ainda mais queda na qualidade da transmissão.

Portanto, banheiros e cozinhas costumam ser os lugares da casa para utilizar a rede WiFi, pois além da distância do roteador e objetos pela casa, ainda existe a questão do material utilizado nas paredes.

Dicas para melhorar a velocidade o alcance da sua internet

Agora que entendemos que contratar um plano com mais mega não vai te ajudar a ter um melhor alcance, vem a pergunta: mas o que fazer para aumentar o alcance da minha internet?

Como você viu, falar sobre a velocidade e o alcance da internet não é tão simples assim, pois são muitos os fatores que influenciam na qualidade da conexão em geral.

A LinkCE recomenda a instalação de um segundo ponto de acesso, ou seja, um segundo roteador. Esse outro roteador pode levar a internet para mais longe, como para os dois andares de uma casa ou apartamento duplex.

Lembrando que você deve dar preferência ao uso de roteadores e não repetidores de sinal, mas vale à pena avaliar caso a caso, pois os repetidores podem funcionar muito bem em alguns cenários, com um melhor custo-benefício.

5 dicas para otimizar o uso do seu roteador WiFi

Além das dicas gerais sobre velocidade e alcance da sua internet, separamos aqui 5 dicas para o melhor uso do seu roteador WiFi. Confira:

1. Posicione o seu roteador em um lugar estratégico, onde fique mais ou menos entre os dispositivos conectados pela casa e os lugares que mais costuma ficar

2. Mantenha o seu roteador em um móvel que não contenha muitos objetos ao redor

3. Não deixe o seu roteador perto de espelhos, pois eles são altamente refletores e podem atrapalhar na transmissão do sinal (lembre-se também dos azulejos que comentamos acima)

4. Quando notar que o WiFi está lento, reinicie o aparelho ou então desligue e aguarde alguns segundos antes de ligar novamente

5. Nunca deixe a sua rede WiFi sem senha, pois vizinhos e dispositivos próximos podem se conectar automaticamente no WiFi, prejudicando a velocidade

Garanta a melhor internet da região por um ótimo custo-benefício!

Por fim, nada adianta toda essa explicação e ótimas dicas que demos aqui se a sua provedora de internet não oferece um bom serviço.

Uma provedora ruim, além de manter uma conexão instável e que não tem compromisso com a quantidade de megas contratados, ainda pode deixar roteadores não tão potentes na sua residência.

A LinkCE, por exemplo, foi eleita 4 vezes como a melhor internet da região, segundo o site MelhorPlano. Não é qualquer coisa não, ein?

Por apenas R$ 89,90/mês, você garante 300 MB de velocidade com 100% de download e upload em uma fibra óptica potente. Clique aqui e confira todos os nossos planos!

O blog da LinkCE é um espaço para nos aprofundar melhor em conteúdos e assuntos que achamos importantes para o seu dia a dia. Estamos sempre falando sobre sobre internet em geral, games, inovação e tecnologia.

Caso tenha algum tema que queira ver por aqui, é só falar para gente que ficaremos felizes em falar sobre! Além disso, você pode também nos encontrar pelo Instagram ou Facebook, lá você confere mais conteúdos, fotos exclusivas da família LinkCE e fica por dentro de tudo o que está acontecendo.

Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, basta nos mandar uma mensagem no WhatsApp no número (85) 3015-7051, nos ligar pelo (85) 3371-7868 ou visitar o nosso site.