Download e upload: descubra as diferenças entre os dois

20 de dezembro de 2021 0 Comments

Se você já fez um teste na velocidade da sua internet, se deparou com a medida desses dois. No entanto, pode ter ficado um pouco confuso com o que isso quer dizer. Então, a gente veio te ajudar a entender melhor o que são e todos os detalhes. Confira.

O que são download e upload?

Download e upload, resumidamente, é receber e enviar dados através da internet. Por exemplo, quando você baixa uma imagem no WhatsApp você está fazendo um download e quando você envia está fazendo um upload. Ambas as ações consomem banda de internet.

Tudo que você baixa é download e tudo que envia é upload, mas vamos exemplificar melhor:

Exemplos de download

  • Baixar um documento em PDF
  • Ver o feed do Instagram também consome download, afinal, as fotos precisam ser carregadas e de certa forma baixadas em seu celular (mesmo não ficando na galeria)
  • Enviar áudio, imagem e até mensagens no WhatsApp, Direct ou Messenger
  • Acessar um texto em um blog, como esse aqui
  • Ver um vídeo no YouTube e
  • Assistir a um filme ou série na Netflix, Globo Play e demais streamings

Isso quer dizer que a todo momento você está fazendo downloads quando acessa a internet de várias formas, pois está carregando informações.

Exemplos de upload

Enquanto o download acontece com mais frequência, o upload é mais moderado. O upload é a ação contraria de download, o que quer dizer que se refere ao ato de enviar dados. Alguns exemplos são:

  • Enviar um e-mail
  • Anexar um arquivo ao e-mail
  • Enviar um áudio, texto, imagem ou vídeo pelo WhatsApp
  • Enviar um vídeo ou foto para o seu feed do Instagram ou Facebook
  • Subir um vídeo no seu canal do YouTube

Pronto! Agora você já sabe direitinho e viu as diferenças entre os dois.

Qual o mais importante: download ou upload?

Já sabendo como funciona os dois, deve estar achando que o download é mais importante que o upload. No entanto, os dois são importantes, afinal, não existe uma ação unilateral na internet. Quando você usa uma rede social, por exemplo, precisa ter a liberdade de comentar quando quiser, registrar os seus momentos e compartilhar.

Imagine uma conversa no WhatsApp onde você apenas recebesse e não enviasse nada? Assim, saiba que ambos são importantes.

Medida da velocidade de internet

Como falamos lá no começo, quando você faz um teste de velocidade de internet, visualiza tanto download quanto upload. No entanto, normalmente a taxa de upload aparece um pouco menor nesses testes e isso é normal, pois ele acontece por causa da necessidade das pessoas com relação à internet, afinal, você recebe dados mais do que envia.

Muitas operadoras oferecem os pacotes baseado em download, fazendo com que o plano contratado seja recebido nessa taxa. No entanto, é importante ficar atento a isso.

Aqui na LinkCE, por exemplo, nós oferecemos 100% de download e upload, ou seja, velocidade da luz em todas as suas ações online, seja enviar ou receber.

O que pode atrapalhar seus downloads e uploads

Sabendo que a velocidade de internet é medida através desses dois, precisamos falar sobre algumas ações para otimizar o seu uso de internet. Além de otimizar sua conexão, também vamos dar dicas que vão ajudar até mesmo no processamento do seu dispositivo celular.

Configure os aplicativos

Para otimizar a velocidade da internet, ou mesmo, melhorar o processamento do seu celular, configure melhor os downloads nos aplicativos. 

No WhatsApp, por exemplo, você pode configurar para não baixar as mídias automaticamente. Pois, a cada vez que você receber imagens, vídeos e áudios, mesmo em grupos que você não é assíduo, está consumindo tanto a internet sem necessidade quanto enche seu celular de arquivos que não precisa.

Outra configuração importante é não salvar as fotos e vídeos que você envia para o feed e para os stories no Instagram, pois também enche a galeria do celular com essas imagens. Deixando-as no próprio aplicativo, você pode ver e baixar em outro momento.

Interferências de aparelhos e barreiras de sinal

Se o carregamento de vídeos, áudios e imagens fica lento quando você está no seu quarto, que fica no final do corredor, a culpa pode não ser da internet, mas sim, das interferências.

Isso pode acontecer com um roteador mal posicionado, mas também por aparelhos eletrônicos próximos ao roteador. Por exemplo, para poder chegar no seu quarto o sinal precisa passar por diversas paredes, mas não só por isso.

Alguns itens que prejudicam a propagação do sinal são: paredes, chão, portas, janelas e móveis são barreiras que atrapalham a chegada do sinal até os pontos mais distantes.

No mesmo sentido, algumas interferências também atrapalham o desempenho do aparelho, como telas, bluetooth de outros dispositivos, sinais de rádio, metais, espelhos e aquários.

Para resolver esse problema basta posicionar bem o roteador, colocando em um local em que não receba muita interferência e aonde possa chegar para todos os cômodos da casa. A melhor localização é a mais centralizada possível e em um ponto mais alto.

Qual a velocidade de download ideal?

As ações que você toma na internet, seja download ou upload exigem da sua velocidade contratada. Para ajudar você a entender melhor de quanto precisa para cada ação, vamos listar algumas aqui.

  • É necessario pelo menos 5Mbps (megabits por segundo) para assistir a um vídeo em HD, já para Full HD, precisa no mínimo de 2Mbps
  • Enviar e-mails necessita de 1Mbps
  • Você consegue jogar online com no mínimo 10Mbps, mas bom mesmo é com 30Mbps
  • Para acessar suas redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook, precisa ter no mínimo 5Mbps
  • Para fazer uma live ou assistir a uma, você precisa de uma velocidade de 5Mbps para uma qualidade padrão, mas para lives com qualidade HD, precisa do dobro.

Agora você já sabe o que é download e upload, sabe que os dois tem a mesma importância, o que pode atrapalhar o sinal e ainda quanto precisa de velocidade para as ações na rede.

Para evitar todos esses problemas, você pode ter uma internet super, mega ou ultrarrápida, assinando a LinkCE. Clique aqui para ver os pacotes e os bairros que atendemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.