LINKCE Telecom

Computador-Lento

Computador lento: passo a passo para turbinar o seu PC

Estresse, dor de cabeça, raiva e frustração. Esses são os sintomas de quem tem um computador lento. Ninguém merece, não é mesmo?

Existem muitos motivos que fazem um PC ou notebook ficarem lentos, travando ou simplesmente param de responder aos nossos comandos.

Algumas vezes, a máquina pode apresentar esses sinais até mesmo de um dia para o outro, fazendo você esperar muitos minutos para abrir um simples arquivo.

Mas afinal, o que pode ter acontecido com o seu computador ao ponto dele ficar quase inutilizável?

Se você quer descobrir os motivos que deixam PCs e notebooks travando e ainda dicas de como melhorar essa situação, este post é para você. Confira!

Veja o que pode deixar o seu computador lento

Muitas coisas podem deixar um notebook ou computador lento, mas em alguns casos o próprio usuário pode ser o culpado.

Confira alguns motivos que causam lentidão na sua máquina e prejudicam o desempenho:

Muitas extensões no navegador

As extensões dos browsers, como Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox, são muito úteis no dia a dia dos usuários.

São diversas as utilidades, como bloqueador de anúncios, aplicar modo escuro em todos os sites, alerta de promoções e muito mais.

Entretanto, o abuso das extensões pode, sim, prejudicar o desempenho do seu computador. Isso porque quanto mais extensões estão instaladas, mais o PC precisa processar informações.

Isso pode resultar não só na lentidão do navegador, como até mesmo travá-lo e você pode correr o risco de perder informações.

Executar muitos programas ao mesmo tempo

Abrir muitos programas ao mesmo tempo exige mais da memória RAM do seu computador, o que pode comprometer o bom funcionamento.

É claro que isso vai depender da quantidade de RAM que o seu PC possui, por exemplo, 4GB e 8GB.

Quanto mais programas abertos, mais o seu computador pode ficar limitado, causando lentidão e congelamento. 

Todo e qualquer programa aberto exige uso de memória RAM, isso inclui navegadores, pastas, arquivos e jogos.

Algumas vezes, o usuário nem sabe que algum programa pode estar aberto, por isso é importante monitorar e fechar programas que não estão em uso.

Para isso, use o comando “Ctrl + Alt + Delete” ou apenas “Ctrl+ Shift + Esc” para abrir o Gerenciador de Tarefas e parar o uso do que você não está utilizando no momento. 

Computador infectado por vírus ou programas maliciosos

Querendo ou não, todos os usuários de Internet estão suscetíveis aos vírus, principalmente aqueles que fazem download de arquivos piratas, como jogos e programas não licenciados.

Muitas vezes, o usuário baixa esses arquivos e, infelizmente, podem vir infectados com vírus, que atuam no computador de forma escondida.

Ou seja, é comum que alguém que esteja com o computador lento não faça ideia de onde possa estar o problema, pois os vírus agem em segundo plano.

Para isso, é necessário utilizar um programa de antivírus para fazer uma varredura em todo o sistema e, assim, tentar achar programas e arquivos maliciosos.

Em casos mais extremos, somente fazendo uma restauração na máquina pode resolver o problema.

PC muito antigo

Um computador ou notebook muito antigo, assim como qualquer outro aparelho, pode começar a apresentar problemas, como lentidão e travamentos.

Isso acontece porque o hardware, ou seja, as peças da máquina vão ficando obsoletas. Além da peça simplesmente não funcionar direito, programas e jogos mais atuais exigem novas tecnologias de hardware.

Se o seu PC possui 5 anos ou mais de uso, está na hora de fazer um upgrade por peças novas ou então por uma máquina inteira nova, caso seja de melhor custo-benefício.

5 dicas para turbinar o seu PC

1. Desative programas que iniciam com o Windows

Quando você liga o seu computador, existem alguns programas que iniciam automaticamente com o Windows, ou seja, sem que você clique neles ou algo do tipo.

Essa função pode deixar o computador mais lento, afinal, precisará processar muitas informações para apenas ligar.

Desativar a inicialização automática de alguns programas pode deixar o seu PC mais rápido.

Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas que falamos anteriormente, vá na aba “Inicializar” e na coluna “Status” tudo que estiver habilitado está iniciando automaticamente.

Para desativar algum, basta clicar em cima e selecionar “desabilitar”. A última coluna mostra o impacto do programa na inicialização.

2. Deixe o seu navegador mais leve

Como falamos anteriormente, as extensões de um navegador podem prejudicar o desempenho do seu computador.

Por isso, verifique as extensões que você não usa e remova todas aquelas que não precisa normalmente.

Caso precise utilizar uma extensão outra vez, baixe-a de novo e lembre-se de removê-la novamente.

3. Desinstale programas que você não usa

Manter o disco rígido cheio é um dos motivos que deixam um computador lento. Quanto mais programas você tem no seu HD ou SSD, por exemplo, mais o seu PC precisa trabalhar.

Além disso, alguns arquivos que você não usa podem estar consumindo memória do seu computador em segundo plano ou alocando espaço nos serviços do sistema.

Verifique o que pode desinstalar e não pense duas vezes!

4. Faça um check up periódico na sua máquina

Usamos o computador ou notebook todos os dias, mas, muitas vezes, esquecemos que eles podem estar precisando de uma ajuda.

Por isso, fazer um check up na máquina periodicamente é fundamental. Dessa forma, você consegue visualizar o nível de limpeza, status das peças, corrosões, defeitos e mais.

Essa etapa, com certeza, manterá o seu computador em ótimas condições por mais tempo.

5. Invista em peças novas, principalmente um SSD

Por fim, se nada der certo, talvez seja a hora de investir em peças novas. Mas calma, nada de ir atrás de um processador novo ou adicionar mais memória RAM.

Geralmente, a peça mais indicada para turbinar o seu computador e deixá-lo mais rápido é um SSD.

O SSD é como se fosse um HD, pois é uma peça de leitura e armazenamento de arquivos. A grande diferença é que ele pode ser até 20 vezes mais rápido que um HD.

Dessa forma, o seu computador é capaz de ligar em segundos e abrir programas e arquivos em um piscar de olhos. E o melhor: é a peça de melhor custo-benefício!

Computador turbinado combina com uma internet de alta velocidade

Agora que o seu computador está turbinado, não é bom ter dores de cabeça com uma internet ruim, certo?

Para combinar com o seu PC rápido, conte com uma fibra óptica de alta qualidade e de altíssima velocidade.

CLIQUE AQUI e veja os planos da LinkCE, eleita 4 vezes a melhor internet da região pelo site MelhorPlano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.