LINKCE Telecom

logo do chatgpt com fundo verde e título do post

Chat GPT, como usar? Veja dicas, o que fazer e muito mais!

O chat GPT vem revolucionando diversos segmentos da vida da humanidade. E se você esteve em uma caverna nos últimos meses e não sabe do que ele se trata, nós vamos explicar tudo aqui. Não perca! 

O que é o Chat Gpt?

O Chat GPT é uma inteligência artificial, que age como uma assistente em formato de chatbot. Isso quer dizer que ela reage aos comandos dados por mensagem de texto. 

 

Para entender melhor, o Chat Gpt é especializado em diálogo e responde a comandos dados em texto e se ajusta com técnicas de aprendizado.

 

Ele pode ser usado gratuitamente com algumas limitações, mas também possui versão paga.

 

Esse é a versão gratuita mobile:

print de tela chat gpt
Fonte: ChatGPT Mobile

Essa é a versão gratuita no desktop

print chat gpt
Fonte: ChatGPT desktop

O que é possível fazer com o chat GPT?

É possível fazer praticamente tudo com o chat Gpt, mas aqui vamos citar alguns exemplos:

 

  • Criar textos para e-mails, artigos, redações, noticias, mensagens e praticamente tudo
  • Criar e revisar códigos de programação
  • Criar estratégias de vendas, marketing, gestão, etc
  • Adicionar os melhores emojis em um texto para sua legenda no Insta
  • Criar planilhas e integrar ao Google Sheets com ajuda de uma extensão e muito mais

 

Vamos deixar ele mesmo responder. Pedimos ao chat que listasse tudo que consegue fazer e a resposta foi essa: 

 

“Como um modelo de linguagem natural avançado, eu sou capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas relacionadas à linguagem. Aqui estão algumas coisas que eu posso fazer:

  1. Gerar texto: eu posso gerar texto em uma ampla variedade de estilos e tópicos, desde notícias até ficção, com base em entradas de texto.
  2. Responder perguntas: com base em perguntas formuladas em linguagem natural, eu posso fornecer respostas que geralmente são precisas e informativas.
  3. Traduzir idiomas: posso traduzir textos de um idioma para outro com um alto nível de precisão.
  4. Analisar sentimentos: usando técnicas de processamento de linguagem natural, eu posso determinar o tom ou sentimento de um texto.
  5. Resumir textos: eu posso criar resumos de textos longos para ajudar a identificar as informações mais importantes.
  6. Gerar conteúdo de marketing: com base em informações fornecidas, eu posso gerar descrições de produtos, slogans e outros tipos de conteúdo de marketing.
  7. Gerar legendas e legendas de imagem: posso gerar descrições de imagens ou vídeos, bem como legendas para vídeos.
  8. Fazer previsões: com base em dados históricos, eu posso fazer previsões sobre eventos futuros, como previsões do tempo ou previsões de desempenho de ações.
  9. Escrever código: eu posso escrever códigos em uma variedade de linguagens de programação, com base em comandos em linguagem natural.
  10. Gerar música: com base em parâmetros fornecidos, eu posso criar música original em uma variedade de estilos e gêneros.
  1. Escrever currículos: posso criar currículos personalizados para indivíduos em busca de emprego, destacando suas habilidades e experiências profissionais.
  2. Gerar descrições de eventos: posso criar descrições detalhadas de eventos, como festas de aniversário, casamentos, reuniões e muito mais.
  3. Escrever roteiros: posso criar roteiros para filmes, programas de TV e peças de teatro, bem como diálogos e monólogos para personagens.
  4. Produzir relatórios de pesquisa: posso gerar relatórios de pesquisa completos e detalhados para empresas, organizações e indivíduos, com base em informações fornecidas.
  5. Escrever artigos acadêmicos: posso criar artigos acadêmicos para estudantes e pesquisadores em uma ampla variedade de disciplinas, incluindo ciências, humanidades e ciências sociais.
  6. Produzir descrições de viagens: posso criar descrições detalhadas de destinos de viagem populares, incluindo atrações turísticas, restaurantes e atividades.
  7. Escrever biografias: posso criar biografias detalhadas de indivíduos notáveis, incluindo artistas, líderes políticos, atletas e muito mais.
  8. Produzir guias de estilo: posso criar guias de estilo para empresas e organizações, incluindo diretrizes para escrita, design e marca.
  9. Escrever discursos políticos: posso criar discursos políticos persuasivos para candidatos a cargos públicos, destacando suas visões e propostas.
  10. Produzir conteúdo para mídias sociais: posso gerar conteúdo para mídias sociais, incluindo postagens de texto, legendas de imagem e anúncios para plataformas populares como Facebook, Instagram e Twitter.

Essas são apenas algumas das tarefas que eu sou capaz de realizar. Com um treinamento adequado e informações precisas fornecidas, eu posso ajudar a automatizar muitas outras tarefas relacionadas à linguagem natural.”

 

Dá para fazer muitas coisas usando o GPT e por isso ele tem gerado muito pânico em diversas áreas.

Por que o GPT causa medo em diversos ambientes?

O Chat GPT tem causado burburinho por causa justamente de tudo que ele pode fazer. E, de fato, ele já revolucionou diversos mercados, como o de trabalho, da tecnologia e da educação. 

 

Essa revolução veio com a capacidade do GPT de realizar diversas tarefas de muitas profissões, como criar artigos completos ou códigos para aplicativos e sites. 

 

Isso fez com que acelerasse o medo de muitos profissionais de perder o emprego para as máquinas, o que há muito tempo já é uma preocupação da humanidade com o avanço da tecnologia. 

 

Na educação muita coisa já tem mudado, pois o Chat GPT pode inclusive escrever um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) completo, o que preocupa professores e coordenadores de cursos. 

 

Além disso, há preocupação quanto a educação do ensino fundamental e do ensino médio, afinal, os trabalhos são passados para os alunos fixarem e aprenderem, de fato, um conteúdo. E a partir do momento que eles repassam essas atividades para a inteligência artificial, podem ter o aprendizado prejudicado.

 

Esses temas são muito polêmicos, principalmente porque é algo muito novo e ainda não temos nada bem definido quanto a usabilidade da ferramenta e o que pode acontecer nos próximos meses. 

 

O boom no mercado causado pelo GPT

Quando falamos em revolução, existe um mercado de IAs antes e depois do GPT. 

 

Provavelmente, todas essas ferramentas já estavam em desenvolvimento, mas quando o GPT chegou para o uso do público, embora já tivesse outras ferramentas, inclusive da Open.ai, que é a desenvolvedora do chat, surgiram muitas outras ferramentas. 

 

Existem muitas possibilidades de ferramentas de IA no mercado, além disso, muitas ferramentas estão trabalhando para integrar essas IAs. Por exemplo, o Word, Power Point, Gmail, dentre outros. 

 

Para se ter uma ideia, hoje com inteligências artificiais é possível:

 

  • Criar imagens únicas e incríveis
  • Manter os olhos na câmera em um vídeo, mesmo que você esteja olhando para baixo ou para o lado, por exemplo, lendo o texto
  • Criar vídeos automaticamente tendo apenas texto, que pode ser criado por outra IA
  • Criar áudios com vozes idealizadas por IA
  • Usar sua voz em áudios, tendo apenas o texto
  • Mudar rostos, que inclusive veio antes do GPT, o chamado deep face
  • Ouvir áudios com a IA lendo o PDF 
  • Ver leis e interpretações jurídicas
  • Criar e reescrever textos
  • Integrar a ferramentas de design para otimizar o tempo de trabalho
  • E muito mais

Como usar o GPT?

Até agora tudo lindo não é mesmo? O GPT pode fazer tudo que você quiser. Mas, na prática, não é assim tão simples.

 

O comando é a chave

É possível extrair maravilhas do chat, mas para isso é preciso usar comandos assertivos. E o comando pode fazer muita diferença. Portanto, se você usou o GPT e não curtiu as respostas, provavelmente, o problema está na maneira na qual se comunicou com a ferramenta. 

 

Para te ajudar, aqui vamos dar algumas dicas de como dar o melhor comando.

Seja claro

Precisamos lembrar que estamos falando com uma máquina, portanto, embora ela esteja super treinada para entender as nuances da comunicação humana, é preciso ser claro e conciso.

 

Diga para agir como determinada pessoa ou profissão

Uma boa forma de ter uma resposta alinhada ao que você espera é pedir para o chat agir copiando uma pessoa ou profissão. Por exemplo, um jornalista renomado, um professor de português, um coach de relacionamento, etc. 

 

Diga exatamente o que fazer

 

É preciso ser objetivo ao ditar uma tarefa para o GPT, pois ela vai entregar exatamente o que você pedir, por isso especifique bem todos os detalhes. 

 

Use prompts

Prompt é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “estímulo” ou “indicação”.

 

O prompt geralmente inclui informações sobre o diretório ou caminho atual, e pode ser personalizado conforme as preferências do usuário.

 

Você pode buscar prompts em grupos no Discord, seguir profissionais que usam o GPT ou mesmo dar um Google para encontrar boas opções. 

Comando para não errar

 

Para ajudar ainda mais, nós vamos dar um comando muito usado e muito assertivo para usar no gpt. Confira:

 

Eu quero que você aja como (um médico, um nutricionista, Paulo Coelho, Léo Santana, um educador físico) 

Você vai (criar uma introdução de redação, legenda para um post de Instagram com emojis) 

 

Daí você pode complementar incluindo serviço e publico alvo, dependendo de para que exatamente vai usar. 

Lembrando que uma resposta do GPT pode sempre ser melhorada, basta apontar um ajuste ou outro e pedir para ele refazer. 

Cuidados com o GPT, afinal, também ainda tem muitos problemas

 

Embora o Chat GPT seja muito bom para ajudar nas tarefas do dia a dia, é importante saber que não dá para confiar 100% nele. 

 

Isso acontece porque os textos criados por ele precisam de uma revisão minuciosa, pois existem erros facilmente detectáveis. Por exemplo, palavras muito repetidas no texto, parágrafos sempre começando da mesma maneira, fontes inexistentes, dados incompletos ou incorretos, dentre outros. 

 

Além disso, o próprio GPT diz que é atualizado apenas até 2021, por isso, informações mais atuais podem ser incompletas ou erradas. 

 

Assim, embora o GPT seja de grande ajuda, a checagem do texto, das palavras e das informações precisam ser muito bem feitas para evitar problemas. 

 

Espero que nossas dicas e informações possam ter ajudado Você já usou o Chat GPT? Conta aí pra gente como foi sua experiência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *