Como melhorar a internet: 7 dicas que não falham e que você mesmo pode fazer

1 de abril de 2021 0 Comments

Quem nunca teve problemas com o sinal da internet, que atire a primeira pedra! Brincadeiras a parte, muitas pessoas enfrentam pequenos problemas com a conexão todos os dias, o que atrapalha bastante a rotina. Pensando nisso, nós viemos dar algumas dicas de como melhorar o sinal de internet e que pode tentar fazer você mesmo. 

O que pode causar a perda e diminuição do sinal de internet?

Antes de entender como melhorar a internet, precisamos entender quais problemas ou situações podem fazer com que o sinal não chegue ou chegue mais fraco.

Posição do roteador

O Wi-Fi é uma conexão sem fio, que usa ondas de rádio, ou eletromagnéticas, para trocar informações entre roteador e aparelhos, como smartphones e smart TVs. No entanto, existe uma limitação de alcance, por isso que quanto mais você se afasta do roteador, menos sinal você recebe.

Além da distância, também existem barreiras que fazem com que o sinal diminua, como paredes, janelas e portas, principalmente se a espessura for mais grossa.

Dispositivos com defeito

O mau sinal também pode estar relacionado a defeitos no roteador, o que é até natural de acontecer com o passar do tempo. Além do roteador, os dispositivos, como smartphones, notebooks ou smart TVs, também podem apresentar problemas na conexão, portanto, consulte tutoriais e veja se outras pessoas já enfrentaram problemas com os mesmos dispositivos.

Muitos aparelhos conectados à mesma rede

A conexão Wi-Fi precisa se dividir entre os dispositivos, como notebooks, desktops, celulares, TVs e outros aparelhos smarts, e quando isso acontece, o sinal pode diminuir. Então essa pode ser também uma razão para a conexão estar baixa.

Conexão bluetooth interferindo no sinal

Pouca gente imagina, mas quando você usa dispositivos com conexão bluetooth, como fones de ouvido, caixas de som, mouses ou teclados, isso também pode causar interferência no sinal.

Como falamos anteriormente, o Wi-Fi é uma conexão sem fio que usa ondas de rádio, assim como o bluetooth também é, então tente imaginar várias ondas invisíveis percorrendo seu espaço e esbarrando umas nas outras para receber e passar informações. 

Não é muito comum, mas pode acontecer, portanto, antes de ligar para a operadora, considere essa opção e desative os bluetooths que estão ligados para testar.

Canal utilizado

A conexão Wi-Fi funciona por canais, onde vários dispositivos, inclusive de vizinhos, podem estar conectados no mesmo canal, mesmo que em redes diferentes. Isso faz com que fiquem congestionados e pode ocasionar a diminuição da qualidade do sinal.

7 dicas para melhorar a internet

Se você anda percebendo que a qualidade da sua internet deu uma diminuída, vale a pena seguir as dicas que vamos dar aqui para melhorar.

1. Reinicie o roteador/modem

Essa dica parece muito lógica, porque é a primeira dica que os atendentes e técnicos de operadoras indicam quando ligamos para falar de problemas.

Então, essa é a primeira coisa que você deve tentar se o seu sinal de internet estiver ruim.

Isso acontece porque o modem ou roteador pode estar enfrentando problemas que realmente diminuem a qualidade do sinal, como sujeira na linha ou sobrecarga de tarefas, que acumulam erros de sinal, que fazem com que ele trave.

2. Posicione o roteador em um bom local

Como falamos antes, o sinal de Wi-Fi pode não estar chegando com qualidade em alguns locais da casa porque há interferências. Para amenizar essas “barreiras” é importante posicionar o roteador de forma adequada.

A melhor posição do roteador é em um local central, com espaço aberto, para que o sinal se propague pelos melhores espaços. Portanto, se ele fica em um nicho ou local fechado, tende a deixar o sinal mais fraco e em locais mais abertos deixa mais forte.

3. Certifique-se que pessoas externas não estão conectadas a sua rede

Não é difícil encontrar vizinhos que em algum momento precisaram da sua conexão, por isso, eles ainda podem estar usando a sua rede, mesmo sem querer.

Nossa dica é que você deixe o sinal fechado, ou seja, sempre precisando digitar a senha e ainda, que troque a senha de tempos em tempos para desconectar outras pessoas que possam estar usando a sua conexão.

4. Veja se não tem muitos aparelhos conectados por bluetooth

Pode ser que o sinal da internet esteja oscilando por causa de outras ondas de rádio, como do bluetooth, por isso, verifique quais estão conectados e faça um teste desligando para verificar se esse pode ser esse o problema. Lembrando, que quanto melhor o roteador está posicionado, menos essa oscilação e interferência pode acontecer.

5. Verifique interferências que podem estar afetando o sinal da internet

Além de posicionar bem o roteador, também existem interferências que você nem imagina, como eletrônicos, que podem ser luzes de Natal, micro-ondas e babás eletrônicas.

Além disso, mesmo cabos elétricos, parafusos, espelhos, aquários podem afetar o sinal, além das paredes que citamos antes.

Verifique as possíveis interferências que podem estar ocorrendo e tente posicionar melhor para melhorar o sinal.

6. Troque o modem ou roteador

Se os problemas persistirem mesmo você tentando de tudo, o problema pode estar no aparelho, que pode ser o modem ou o roteador, ou o mesmo aparelho, já que apenas um aparelho pode ter as duas funções.

Quando nenhuma dessas opções funcionam, a melhor coisa é ver o que pode estar acontecendo, com um técnico da operadora.

7. Troque de operadora

Se nenhuma das dicas que demos aqui funcionar, você pode sempre trocar de operadora. Aqui na LINKCE, buscamos garantir sempre a melhor conexão para nossos clientes, com até 500 MEGA de velocidade, com qualidade comprovada através de nossos prêmios de Melhor provedor de internet e melhor Velocidade de Internet na região de Maracanaú.

Quer saber se atendemos sua região? Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *