Quem nunca teve problemas com o sinal da internet, que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, muitas pessoas enfrentam pequenos problemas com a conexão todos os dias, o que atrapalha bastante a rotina, principalmente, se você depende da internet para se estudar ou trabalhar. Pensando nisso, nós vamos dar algumas dicas de como saber onde está o problema e melhorar o sinal de internet. Acompanhe.
O que pode causar a perda e diminuição do sinal de internet?
Antes de entender como melhorar a internet, precisamos entender quais problemas ou situações podem fazer com que o sinal não chegue ou chegue mais fraco.
Posição do roteador
O Wi-Fi é uma conexão sem fio, que usa ondas de rádio, ou eletromagnéticas, para trocar informações entre roteador e aparelhos, como smartphones e smart TVs. No entanto, existe uma limitação de alcance, por isso que quanto mais você se afasta do roteador, menos sinal você recebe.
Além da distância, também existem barreiras que fazem com que o sinal diminua, como paredes, janelas e portas, principalmente se a espessura for mais grossa.
Dispositivos com defeito
O mau sinal também pode estar relacionado a defeitos no roteador, o que é até natural de acontecer com o passar do tempo. Além do roteador, os dispositivos, como smartphones, notebooks ou smart TVs, também podem apresentar problemas na conexão, portanto consulte tutoriais e veja se outras pessoas com os mesmos dispositivos já enfrentaram os mesmos problemas.
Muitos aparelhos conectados à mesma rede
A conexão Wi-Fi precisa se dividir entre os dispositivos, como notebooks, desktops, celulares, TVs e outros aparelhos smarts, e quando isso acontece, o sinal pode diminuir. Então essa pode ser também uma razão para a conexão estar baixa.
Conexão bluetooth interferindo no sinal
Pouca gente imagina, mas quando você usa dispositivos com conexão bluetooth, como fones de ouvido, caixas de som, mouses ou teclados, isso também pode causar interferência no sinal.
Como falamos anteriormente, o Wi-Fi é uma conexão sem fio que usa ondas de rádio, assim como o bluetooth também é, então tente imaginar várias ondas invisíveis percorrendo seu espaço e esbarrando umas nas outras para receber e passar informações.
Não é muito comum, mas pode acontecer, portanto, antes de ligar para a operadora, considere essa opção e desative os bluetooths que estão ligados para testar.
Canal utilizado
A conexão Wi-Fi funciona por canais, onde vários dispositivos, inclusive de vizinhos, podem estar conectados no mesmo canal, mesmo que em redes diferentes. Isso faz com que fiquem congestionados e pode ocasionar a diminuição da qualidade do sinal.
10 dicas para melhorar a internet
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Se você anda percebendo que a qualidade da sua internet deu uma diminuída, vale a pena seguir as dicas que vamos dar aqui para melhorar ou dar atenção a algumas situações que naturalmente afetam a internet.
1. Reinicie o roteador/modem
Essa dica parece muito lógica, porque é a primeira ação que os atendentes e técnicos de operadoras indicam quando ligamos para falar de problemas.
Então, essa é a primeira coisa que você deve tentar se o seu sinal de internet estiver ruim.
Isso acontece porque o modem ou roteador pode estar enfrentando problemas que realmente diminuem a qualidade do sinal. Por exemplo, sujeira na linha ou sobrecarga de tarefas, que causam acumulo de erros de sinal, fazendo com que ele trave.
Assim, reiniciando o roteador, você vai restaurar as funções do aparelho e dar aquela acordada necessária. Por isso, é até indicado reiniciar de tempos em tempos, mesmo sem necessariamente enfrentar problemas.
2. Posicione o roteador em um bom local
Como falamos antes, o sinal de Wi-Fi pode não estar chegando com qualidade em alguns locais da casa porque há interferências. Para amenizar essas “barreiras” é importante posicionar o roteador de forma adequada.
A melhor posição do roteador é em um local central, com espaço aberto, para que o sinal se propague pelos melhores espaços. Portanto, se ele fica em um nicho ou local fechado, tende a deixar o sinal mais fraco, enquanto isso, em locais mais abertos, deixa mais forte.
3. Certifique-se que pessoas externas não estão conectadas a sua rede
Não é difícil encontrar vizinhos que em algum momento precisaram da sua conexão, por isso, eles ainda podem estar usando a sua rede, mesmo sem querer. Afinal, os aparelhos normalmente selecionam automaticamente o Wi-Fi a ser conectado.
Nossa dica é que você deixe o sinal fechado, ou seja, sempre precisando digitar a senha e ainda, que troque a senha de tempos em tempos para desconectar outras pessoas que possam estar usando a sua conexão.
4. Veja se não tem muitos aparelhos conectados por bluetooth
Pode ser que o sinal da internet esteja oscilando por causa de outras ondas de rádio, como do bluetooth, por isso, verifique quais estão conectados e faça um teste desligando para verificar se esse pode ser esse o problema.
Lembrando, que quanto melhor o roteador estiver posicionado, menos essa oscilação e interferência pode acontecer.
5. Verifique interferências que podem estar afetando o sinal da internet
Além de posicionar bem o roteador, também existem interferências que você nem imagina, como eletrônicos, que podem ser luzes de Natal, micro-ondas e babás eletrônicas.
Além disso, mesmo cabos elétricos, parafusos, espelhos, aquários podem afetar o sinal, além das paredes que citamos antes.
Verifique as possíveis interferências que podem estar ocorrendo e tente posicionar melhor para melhorar o sinal.
6. Troque o modem ou roteador
Se os problemas persistirem, mesmo você tentando de tudo, o problema pode estar no aparelho, que pode ser o modem ou o roteador, ou um dual band, já que apenas um aparelho pode ter as duas funções.
7. Faça um teste de velocidade
É importante saber se não está recebendo um bom sinal de internet, por isso, realizar um teste é essencial.
Com o teste de velocidade, é possível saber se a operadora envia o pacote contratado e assim entrar em contato com ela para solucionar o problema.
Fazer o teste é muito simples, basta acessar um dos sites abaixo:
Como fazer o teste corretamente?
- O ideal é que o equipamento utilizado para o teste esteja conectado via cabo
- Caso não seja possível realizar o teste com o cabo, certifique-se de estar próximo ao roteador
O que pode afetar o teste?
- Distância do roteador, mesmo com o cabo a distância pode afetar o resultado do teste
- Tipo de internet utilizado, como fibra óptica, móvel ou satélite
- Quantidade de aparelhos conectados à internet
- Conexão via cabo ou via Wi-Fi
Essas condições podem afetar o resultado do teste, diminuindo ou aumentando a eficácia, mas de toda forma, caso o teste apresente uma taxa de download ou upload bem menor do que a contratada, fale com a operadora para solucionar.
Para entender melhor, o teste revela 3 dados essenciais, que são: ping, download e upload.
O ping se refere a velocidade que o aparelho envia e recebe informações, mas para entender, quanto menor o ping, melhor.
O download se refere a receber arquivos e o download a enviar. Por exemplo, quando você envia uma imagem no WhatsApp está fazendo um upload e quando baixa uma imagem recebida, está fazendo um download.
Se tiver alteração em qualquer uma dessas informações, de acordo com o pacote contratado, fale com a operadora.
8. Troque aparelhos antigos ou com problemas
Sim. A internet pode estar lenta não por um problema da conexão em si, mas por causa do aparelho utilizado. Isso pode ocorrer tanto pelo aparelho não suportar novas tecnologias ou por ter muitos arquivos e configurações ultrapassadas.
Portanto, caso esteja com problemas para fazer upload e download, se um vídeo trava ou está lento, pode ser por causa do dispositivo.
Uma forma de solucionar esse problema é baixar aplicativos ou softwares que fazem uma limpeza no computador ou celular que está utilizando.
Essa é uma boa solução se for inviável para você comprar uma máquina nova, portanto, enquanto não consegue fazer esse investimento, pode optar por limpezas periódicas no dispositivo.
9. Verifique se não há programas e aplicações drenando a internet
Além desses problemas que já falamos aqui, é importante saber que algumas aplicações podem usar muito mais o seu pacote de internet.
Assim, provavelmente, se estiver realizando alguns tipos de tarefas, a internet dos aparelhos restantes pode ser afetada.
A maioria dessas tarefas são as que exigem muito em um download, por exemplo, torrent, ao baixar um filme ou um streaming de vídeo, como Netflix.
Quando a rede possui vários dispositivos conectados e usando diversas aplicações “pesadas” a internet pode ser afetada, por isso, é válido verificar.
Quando nenhuma dessas opções funciona, a melhor coisa é ver o que pode estar acontecendo, com um técnico da operadora.
10. Atualize regularmente o software
Pode ser que algum dos seus dispositivos esteja desatualizado ou com problemas. Por essa razão, é muito importante manter seus softwares atualizados para que eles não impeçam os o total desempenho da sua internet.
11. Troque de operadora
Se nenhuma das dicas que demos aqui funcionar, você pode sempre trocar de operadora. Infelizmente, muitas vezes as empresas de internet não entregam o que foi acordado em contrato, basta fazer um teste de velocidade para saber.
Caso você faça algum tipo de teste e os MG não seja aquilo que você pediu, ou se até mesmo após fazer todos os ajustes continuar com a internet lenta, a melhor solução é trocar de operadora.
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Essa premiação é resultado de nossa qualidade de conexão, velocidade e, principalmente, da satisfação de nossos clientes, que nos avaliam positivamente com uma impressionante média de 4,96 em uma escala de até 5.
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