LINKCE Telecom

roteador-empresarial

Internet na empresa: saiba como escolher o melhor roteador empresarial

Se a internet no seu escritório, clínica ou agência costuma cair ou fica muito devagar, então está na hora de verificar a necessidade de um roteador empresarial.

Hoje em dia praticamente todo mundo está conectado, não é verdade? Ter uma internet ruim em casa já é uma dor de cabeça, imagina em uma empresa que precisa lidar com clientes, aprovar demandas, fazer reuniões etc.

O que acontece em muitos escritórios, por exemplo, é fazer o uso de roteadores domésticos em um ambiente empresarial, o que não é o recomendado.

Isso acontece porque dependendo do espaço da empresa e da quantidade de pessoas conectadas, um roteador padrão pode não ser o suficiente.

Ou seja, em muitos casos que você ligou para a sua provedora para reclamar da internet, na verdade, o problema não estava na entrega do serviço, mas sim na qualidade do roteador.

Portanto, para evitar dores de cabeça no seu trabalho em relação à internet, neste post você vai saber como escolher um bom roteador empresarial para o seu negócio. Boa leitura!

A importância do roteador empresarial

O roteador empresarial ou corporativo é essencial para valorizar a infraestrutura do seu negócio, pois esse aparelho é responsável pela transmissão do sinal de internet com maior qualidade.

Dessa forma, o alcance do sinal se torna maior e garante acesso a todos os colaboradores da empresa, bem como possíveis clientes que visitarem o seu negócio.

Ou seja, a difusão e a transmissão do sinal do Wi-Fi variam de acordo com a qualidade do equipamento.

Por esse mesmo motivo, os roteadores domésticos devem ser evitados dentro das empresas, principalmente as de grande porte e que possuem um maior número de funcionários.

Os roteadores comuns, que geralmente utilizamos em casa, não apresentam o mesmo nível tecnológico dos corporativos.

Mas afinal, faz tanta diferença assim de um para o outro? É o que você vai conferir agora.

Roteador empresarial (Access Point) x residencial: diferenças no dia a dia

É importante deixar claro que os roteadores residenciais não são ruins e, dependendo do cenário, costumam ser bem completos e dão conta do recado.

Entretanto, em escritórios e clínicas, que normalmente possuem um fluxo maior de pessoas, é interessante optar pelo roteador empresarial.

No quesito alcance, o roteador corporativo pode atingir até 400 m², já o residencial é recomendado apenas para apartamentos e casas.

Em residências um pouco mais extensas já é possível perceber a perda do sinal, sendo necessário comprar um repetidor para melhorar a cobertura do sinal Wi-Fi.

Já quanto ao número de pessoas conectadas simultaneamente, geralmente um roteador residencial só suporta até 60 usuários conectados, já o empresarial pode chegar a 500.

Alguns roteadores residenciais só permitem a criação de apenas uma rede Wi-Fi, mas os corporativos permitem mais de uma, sendo possível separar uma conexão para a empresa e outra para clientes e pacientes, por exemplo.

Mais segurança para o seu negócio!

O grande diferencial do roteador empresarial para o doméstico está na segurança, pois possui tecnologias propícias para o ambiente de trabalho.

Onde instalar o roteador na empresa?

Ao contratar um plano de internet empresarial e escolher o melhor modem para o seu caso, é importante acompanhar a instalação para que a conexão seja a melhor possível.

Converse com os técnicos sobre em que local deseja instalar o roteador, diga onde tem o maior volume de funcionários e clientes circulando.

Além disso, informe os técnicos quais equipamentos utilizam a rede Wi-Fi, incluindo notebooks, impressoras, scanners, dentre outros.

Dessa forma você garante que o seu roteador empresarial seja instalado no melhor lugar da sua empresa, garantindo velocidade e qualidade constante para todos os usuários e equipamentos.

Escolha a melhor internet para o seu negócio

Agora ficou claro quais são as diferenças entre cada tipo de roteador, certo? Então, chegou a hora de entender porque você precisa de uma internet empresarial para o seu negócio.

Existem alguns fatores que podem prejudicar a qualidade de conexão para o seu negócio, por exemplo, utilizar um roteador e uma internet residencial ao mesmo tempo pode ser um ponto negativo.

Isso porque além da tecnologia não indicada para empresas, uma rede doméstica costuma ser menos veloz que uma empresarial.

Confira algumas vantagens de uma rede corporativa quando comparada a uma rede doméstica:

  • Garantia de 100% da velocidade em uma rede corporativa, já na residencial, a Anatel permite que a provedora entregue uma média de 80% da velocidade contratada.
  • Velocidades equiparadas de download e upload, ou seja, iguais. Em redes domésticas a velocidade de upload costuma ser menor.
  • Link dedicado e IP Fixo podem estar inclusos no contrato, garantindo uma internet dedicada de alta disponibilidade.
  • Melhor performance dos sistemas de gestão e aplicações da sua empresa.
  • Monitoramento e suporte técnico 24 horas, pois o seu negócio não pode parar.

Sabe quem tem todos esses benefícios para a sua empresa? A LinkCE! Mais de 20 marcas contam com as vantagens da nossa internet corporativa.

A qualidade, diferenciais e credibilidade do nosso serviço nos elegeram 3 vezes consecutivas como a melhor internet fibra óptica da região, segundo o site MelhorPlano!
CLIQUE AQUI e contrate a melhor internet para o seu negócio. Confira todos os benefícios em nosso site.