O que é Mega de internet? Como e quanto escolher?

13 de outubro de 2021 0 Comments

Você sempre fica na dúvida sobre o que é mega de internet? Quando conversa com uma operadora fica perdido sem saber qual plano escolher, porque não sabe quanto consome com celular, TV e tudo mais? Aqui, a gente vai explicar direitinho para te ajudar a entender melhor e a escolher o melhor plano possível. 

O que é Mega de internet?

Resumidamente, mega é a abreviação de megabyte, que se refere a unidade de medida usada para medir a velocidade da internet. Para entender melhor, a velocidade usada para internet é medida em Kbps e Mbps, Kilobit e Megabit por segundo. São duas medidas diferentes, porém ambas são responsáveis por medir a taxa de transferência da velocidade.

Download e upload

Para esclarecer melhor ainda, vamos entrar em mais detalhes. A velocidade da internet também está relacionada a download e upload. Normalmente, a operadora mede a velocidade que oferece em downloads, que é o ato de baixar dados. 

O que é download?

A velocidade de download se refere a quando você baixa informações ou arquivos. Isso acontece, por exemplo, quando você assiste a um filme na Netflix, baixa uma foto ou áudio no WhatsApp, ou vê as publicações no Instagram.

O que é upload?

Enquanto download é o recebimento e o ato de baixar os arquivos, upload se refere a enviar informações e dados. Isso acontece, por exemplo, quando você envia o arquivo para o Google Drive, envia uma imagem pelo Whatsapp ou posta uma foto no Instagram.

Como saber se o plano de internet que você tem hoje é bom?

Descubra se você recebe o que contrata

A primeira coisa a fazer é saber se a internet que contrata realmente chega até você. Para isso, basta fazer uma pesquisa no Google que vários sites que testam a conexão surgirão. Algumas opções são:

Speedteste.net;

nPerf;

Fast.com;

Minha conexão;

Para ter uma real noção do quanto de internet você recebe, o ideal é fazer essa avaliação durante uma semana e em momentos diferentes do dia. Outra coisa importante é saber que para um teste mais preciso, o ideal é usar o cabo de rede. Isso acontece porque na conexão Wi-Fi naturalmente o número será mais baixo, por causa da distância e das barreiras no percurso, como paredes e outras conexões, por exemplo.

Antes de abandonar o seu provedor, verifique também com o suporte, pois pode ser algum problema na sua rede que pode ser consertado.

Você contrata o que precisa?

A sua conexão precisa atender a sua necessidade, mas para isso, você precisa entender qual a sua demanda de internet.

Desta forma, você precisa analisar quais são os hábitos de consumo e a velocidade que você provavelmente precisa consumir que podem ser, por exemplo, para trabalhar, ver as redes sociais, jogar online, ver series e filmes etc.

Além de analisar para quais funções você usará a sua internet, também precisa analisar quantos dispositivos serão conectados à rede. Obviamente, quanto mais dispositivos precisar conectar, maior deve ser o seu plano.

Quanto precisa em megas de internet?

Para ver filmes com qualidade

Os serviços de streaming já fazem parte da nossa vida, por exemplo, Netlflix, Globoplay, Prime Video e até o YouTube. Para que você consiga ver vídeos nessas plataformas com uma boa qualidade de imagens, carregamento rápido e sem pausas indevidas, é necessário, pelo menos, 5MB de internet, para um único dispositivo.

Porém, se você quiser uma qualidade maior e assistir em HD ou 4K, precisa ter no mínimo 25MB.

Além disso, se você tiver mais dispositivos conectados a rede, vai precisar de mais. Por exemplo, se você estiver assistindo na TV da sala, seu irmão jogando Free Fire no quarto e sua mãe vendo uma receita no Youtube, alguém pode ficar com o vídeo travando ou diminuir bastante a qualidade da imagem.

Para jogar online

Se você gosta de jogar online, não dá para ter uma internet mais ou menos. Portanto, se você joga Dota 2, LOL, Counter Strike ou outro jogo, não deve contar com uma conexão de menos de 10 MB. No entanto, de novo, lembramos que se outros dispositivos estiverem conectados à internet vai baixar a sua performance.

Jogadores online precisam saber também que, nesse caso, tanto a velocidade de download quanto de upload são muito importantes, pois precisam tanto receber quanto enviar dados com agilidade. Por tanto, para jogar com segurança, rapidez e não perder nada na sua performance gamer, você precisa de, no mínimo, uma conexão de 30 MB.

E-mails e acesso a sites

Se você faz muitas pesquisas no navegador do seu computador ou celular, no Google, por exemplo, saiba que essa ação não depende de muita velocidade. No entanto, embora fazer a pesquisa não demande muita conexão, se você precisar acessar o conteúdo do site, o cenário muda.

Quanto mais informações o site tiver, mais internet ele vai demandar. Por exemplo, se você clicar em um blog com apenas texto e outro com texto, imagens, botões, vídeos etc., esse com mais elementos vai demorar mais para carregar. Com uma velocidade super-rápida, você não sentirá diferença entre os dois, mas com uma internet mais lenta, vai sim.

Já os e-mails demandam de muito pouca velocidade para receber ou enviar, por isso, para pesquisas e conferir os e-mails, você precisa apenas de 2 MB.

Redes sociais

Alguém ainda consegue viver sem redes sociais hoje? Difícil conhecer quem ainda esteja fora do Instagram, Facebook, WhatsApp e Youtube, por exemplo. Então, se todo mundo está sempre conectado, quanto de internet a família precisa?

Para ver vídeos com uma definição boa, você precisa de no mínimo 25 MB, principalmente se mais pessoas na casa estiverem conectadas.

Além da quantidade de megas contratados, outros fatores também vão influenciar para as conexões que precisa em casa, por exemplo, posição do roteador, barreiras e um bom provedor de internet.

Aqui na LINKCE, gostamos de fornecer a melhor velocidade possível para nossos clientes, por isso, nossos pacotes já começam com 200 megas porque assim você nunca fica sem a conexão que precisa! Além disso, o preço faz toda diferença.

Confira nossos pacotes clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *