O que é fibra óptica? Descubra tudo que você precisa saber

27 de dezembro de 2021 0 Comments

Se você já pesquisou por internet com certeza ouviu falar de fibra óptica. Mas sabe realmente o que é e será que é tudo isso que falam mesmo?  Fique aqui, porque a gente vai explicar tudo que você precisa saber sobre ela. Confira.

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma conexão via cabo que tem capacidade de entregar internet com uma transmissão mais rápida de vídeo, áudio e dados. Para explicar melhor, os cabos de fibra óptica contém fios paralelos de plástico ou vidro, revestidos com plástico reflexivo.

Essa composição dos cabos de fibra óptica é ideal para transmissão de alta velocidade através de sinais de luz a longas distâncias. Sim. Estamos falando de velocidade da luz.

Exemplificando tudo isso, os cabos de fibra ótica são ótimos condutores de imagens, luz e impulsos codificados, até mesmo em longas distâncias. Por isso é uma das tecnologias na telecomunicação mais promissoras, mas também uma tendencia.

Por conta disso, os cabos convencionais de cobre têm sido substituídos por ela.

Quais são as vantagens da fibra ótica?

Alta velocidade

Os cabos de fibra ótica possuem tecnologia de alta velocidade. A maioria dos cabos pode transmitir cerca de 40 Gigabits por segundo, mas alguns conseguem ainda mais, cerca de 1 Petabit por segundo. Traduzindo: é muito, muito rápido.

Isso quer dizer que seus downloads vão acontecer muito mais rápido, seus filmes em streamings não vão travar e que seus envios de fotos no Instagram serão quase instantâneos. No entanto, para isso precisa contar com um bom provedor de internet.

Baixa perda de sinal

Na fibra ótica as perdas de intensidade de sinal são muito pequenas, mesmo tendo que percorrer longas distâncias. Assim os dados podem ser enviados por completo sem ter grandes interrupções.

Durabilidade

Um cabo de fibra ótica pode tem uma longa vida, podendo ser usado por até cem anos. Isso quer dizer também que ele é mais sustentável, porque dura por mais tempo.

Sem interferências

A internet fibra ótica não sofre interferência de outras frequências, por exemplo, interferência a rádio. Isso é importante porque noutros tipos de conexão, como com fios de cobre, acontece bastante.

Esteticamente mais limpo

Os cabos são bem finos então não são esteticamente bagunçados, ocupando também espaços menores.

Outras conexões usadas

Agora você já sabe o que é fibra ótica e quais são as suas vantagens, mas vamos falar também sobre outras conexões.

Internet a cabo

 A internet a cabo usa a conexão de tv a cabo, mas é normalmente usada para quem fecha esse serviço, além da conexão de internet. A velocidade até boa, porém não chega perto da fibra óptica e pode causar congestionamento se seus vizinhos usarem o mesmo serviço, já que é compartilhado, de certa forma.

Internet via satélite

A conexão via satélite é mais comum em regiões mais afastadas, pois recebe por uma antena o sinal emitido por satélite e não possui cabos ou fios.

Essa conexão também tem uma velocidade menor por causa da distância entre os satélites que orbitam a terra e a localidade, que, inclusive passam por interferências pelo caminho.

A internet fibra ótica custa mais caro?

Na verdade, não existe um custo extra na internet fibra ótica. Você vai pagar o que pagaria em qualquer tipo de conexão, pois vai depender de cada operadora. Algumas delas cobram pela instalação e pelo aparelho receptor (roteador ou modem) outras não fazem essa cobrança.

Normalmente quando uma operadora oferece o pacote de internet da região é porque já possui as conexões prontas e só precisa adicionar a sua.

Vale lembrar também que existem pacotes de vários preços e tamanhos, por isso, escolha o que lhe trará o melhor custo-benefício.

Como escolher uma boa operadora que entregue fibra ótica?

Para contratar qualquer serviço, é preciso ficar de olho em alguns detalhes.

1. Preço e entrega de pacote

Ao avaliar os preços da operadora, escolha baseado em pacote e preço. Algumas vezes com uma pequena diferença de valor você pode ter muito mais internet.

2. Taxas extras

Descubra se existem taxas extras a pagar, por exemplo, instalação e modem e use isso também como um comparativo.

3. Peça referências

Antes de contratar, fale com seu amigo do bairro. No entanto, avalie também as reclamações nas redes sociais, no Google e até no Reclame Aqui.

Faça um teste com o suporte, existem operadoras que demoram demais para atender a chamados e não é isso que você quer.

4. Nunca contrate franquia de dados

 Algumas empresas estão oferecendo esse tipo de plano, mas fique longe deles. Eles são como os dados de celular, que quando acabam não te deixam fazer mais nada. Então, verifique se é franquia de dados antes de contratar, afinal, você quer ter internet sempre.

5. Contrate pelo melhor custo-benefício

Para bater o martelo na sua operadora de internet, observe o melhor custo-benefício. Isso quer dizer que você deve escolher não apenas por preço e não apenas por pacote. Escolha aquela que oferece o que você precisa de pacote, mas por um preço bom, tipo a LinkCE.

Não adianta ter um pacote que não atende ao que você precisa e que seja muito barato, assim como não adianta ter um pacote gigantesco que seja muito caro.

Escolha um pacote que funciona para sua casa ou empresa, dependendo da quantidade de dispositivos conectados e demanda, com um custo que não aperte as contas no final do mês.

Agora você já sabe que com uma internet fibra ótica você tem muito mais rapidez, menos interrupções e mais qualidade. Agora fique de olho nas empresas antes de contratar, porque a qualidade também vai depender dela e não apenas da conexão.Já tem a sua internet de fibra óptica? Se não, clique aqui e conheça nossos pacotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.