Modem e roteador: descubra o que são e as diferenças entre os dois

25 de outubro de 2021 0 Comments

Modem e roteador possuem uma usabilidade parecida, no entanto, suas funções podem ser bem diferentes, além de existirem um único aparelho capaz de ter as duas funções. Achou confuso? Não tem problema! Aqui a gente vai explicar a diferença entre modem e roteador e tudo mais que você precisa saber.

Modem e roteador, o que é cada um?

O que é um modem?

O modem é o equipamento com a função de decodificar a internet, ou seja, resumidamente, é o equipamento responsável por receber o sinal e transformar em conexão.

Explicando melhor, quando você contrata um provedor de internet é necessário ter um aparelho que capte o sinal, ou seja, a conexão física com fios, que pode vir de fibra óptica, DSL, cabo metálico etc. Normalmente, o modem é fornecido pela própria operadora, no entanto, também pode ser comprado separadamente, porém, é importante saber exatamente qual a internet para comprar um modelo compatível.

O que é um roteador?

Já o roteador é o equipamento responsável por distribuir a internet para os outros dispositivos, podendo acontecer via cabo ou via rede Wi-Fi. Eles têm a função de orientar e direcionar os dados de rede. Embora pareça uma função mais fácil, os pacotes de dados recebidos possuem diversas seções e camadas, por exemplo, contendo identificações de tipos de dados, remetente, tamanho e endereço IP de destino. O roteador faz a leitura, prioriza dados e escolhe a melhor rota para a transmissão.

Qual a diferença entre modem e roteador?

Muitas pessoas confundem os dois aparelhos, achando muitas vezes que são o mesmo, mas com dois nomes diferentes. No entanto, como você pôde perceber na explicação de cada um, nos itens acima, eles possuem funções totalmente distintas.

Enquanto o modem faz a conexão física de rede, pegando dados da fiação externa, o roteador pega os dados do modem e passa para os dispositivos conectados à rede.

Portanto, eles trabalham em conjunto para fornecer a sua rede de internet Wi-Fi.

Além disso, existe um aparelho capaz de exercer as duas funções.  

Duas funções em um equipamento só

Se a internet que chega na sua casa possui um único aparelho conectado, ele provavelmente, tem as duas funções, de modem e roteador, em um único aparelho.

Para nossas casas, um aparelho só faz essa função muito bem, pois ele executa as duas ações, ou seja, recebe o sinal de internet, administra os dispositivos que estão conectados a ele e distribui a internet, usando suas antenas.

Já para empresas ou casas muito grandes, é necessário ter um dispositivo de alta performance, afinal, é necessário conectar mais pessoas e, dependendo das funções e conexões que precisa, pode ser fundamental ter uma internet mais turbinada também.

Confira pacotes de internet para empresas aqui.

Como escolher um bom modem ou roteador?

Normalmente, as operadoras de internet fornecem os aparelhos, ou um único aparelho, ideal para a conexão que a residência ou empresa precisa. No entanto, também é possível encontrar diversos desses aparelhos a venda na internet.

Esses equipamentos precisam garantir um bom sinal, mas, além disso, precisam garantir que a internet chegue para todos os cômodos da casa. Ademais, a conexão precisa ser segura, estável e confiável, para isso, alguns detalhes precisam ser observados na hora de comprar um roteador.

O que observar na hora de comprar um roteador?

Segurança

Para garantir que um roteador seja seguro, você precisa incluir uma senha de segurança que não seja fácil de descobrir, mas, além disso, escolha um aparelho com protocolos de segurança WPA, WEP e WAPA2.

Velocidade e estabilidade

Antes de escolher pelos aparelhos, também é importante pensar na velocidade e estabilidade. Para isso, verifique quais são as interferências que o ambiente pode causar no sinal, por exemplo, portas, paredes, outros aparelhos eletrônicos e demais barreiras, podem atrapalhar a performance.

Isso quer dizer que você precisa escolher um bom local para instalar o equipamento, mas também precisa saber que roteadores com três antenas conseguem gerenciar melhor o sinal. Além disso, equipamentos com antenas externas possuem uma cobertura maior do que aparelhos com apenas antenas internas.  

Facilidade de instalação

Normalmente, as empresas que fornecem a internet já fazem a instalação, aqui na LINKCE, por exemplo, entregamos o equipamento físico, com instalação eficiente, para gerar um bom alcance e evitar ao máximo as interrupções de sinal que podem acontecer por causa de barreiras físicas e invisíveis.

Um roteador bem instalado pode garantir uma performance melhor do aparelho, por isso, caso for adquirir um roteador sozinho, observe o processo de instalação, se oferece manual em português e se possui uma interface intuitiva, pois, assim garante que você consiga configurar sozinho.

Sinais de que o roteador está com problema

Também é importante saber que roteadores podem apresentar alguns problemas e nós vamos falar aqui quais são os mais comuns.

Rede Wi-Fi lenta

Isso pode acontecer se você não estiver usando um roteador com tecnologia recente também, mas antes, verifique se o seu provedor de internet está entregando o pacote contratado.

Alcance de sinal ruim

Em casas maiores, muitos cômodos, paredes grossas e muitos aparelhos conectados ao bluetooth podem atrapalhar o sinal, verifique se mudando a posição melhora, caso não, verifique se o equipamento está com defeito ou se tem aparelhos demais conectados à rede.

Se a internet chega bem da operadora, mas o roteador não está cumprindo o papel, vale a pena ver se o problema não é no aparelho e trocar. Se for a internet, você já sabe o que precisa fazer. Apenas clicar no link e contratar a internet perfeita para sua casa ou empresa.

Clique aqui e confira nossos pacotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *