LINKCE Telecom

IP Público e Dedicado: qual é a diferença? Veja tudo que você precisa saber aqui

Se você é um entusiasta da internet e já testou diferentes tipos de rede para melhorar a conexão, provavelmente já se deparou com as configurações de um IP Público e um IP Dedicado.

Ao contratar um provedor de internet, é importante ficar atento a esses detalhes, caso você procure por um serviço específico.

Antes de tudo, é preciso entender o que é um IP. Trata-se de uma sigla em inglês para Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, em tradução para o português.

Explicando de maneira simples, um IP nada mais é do que um identificador (numeração) conectado a uma rede.

Ou seja, o seu computador, notebook e smartphone, por exemplo, todos eles possuem um IP que dão uma identidade para cada dispositivo.

Caso não saiba a diferença entre IP Público e Dedicado, pode ficar tranquilo, pois explicaremos tudo sobre essas configurações aqui neste post. Boa leitura!

Mas afinal, o que é um IP Público?

Um IP Público é um endereço dinâmico global utilizado para acessar a internet e é o tipo mais ofertado para o público geral.

Por ele ser dinâmico, o endereço muda sempre, geralmente quando se liga o modem, ou então por intervalos de tempo definidos pelo provedor.

O IP Público é o padrão ideal para uso doméstico devido, pois não é necessário ter um conhecimento mais avançado de configuração e manutenção, nem mesmo possuir equipamentos avançados.

Funciona assim: o provedor de internet possui um ambiente com vários IP’s. A cada usuário que se conectar, ele oferece um IP diferente, permitindo que um dispositivo tenha sempre um novo endereço quando for necessário.

Vantagens do IP Público

Fica mais fácil de entender como funciona um IP Público quando entendemos as vantagens dele na prática. Por isso, separamos os benefícios para esclarecer possíveis dúvidas:

Mais segurança para o usuário

A maior vantagem de um IP Público para o uso doméstico com certeza é a segurança da conexão.

Como esse endereço de IP é dinâmico, ou seja, é alterado a cada nova conexão, fica mais difícil de hackers detectarem o seu endereço e, assim, não conseguem acessar os seus dispositivos.

Para quem não possui conhecimento na área, a alternância de dispositivos no IP Público é fundamental para proteger informações dos usuários domésticos, pois ela é feita automaticamente pelo provedor de internet.

Custo mais baixo

Outra grande vantagem é o baixo custo quando comparado aos planos de internet com IP Fixo (ou Dedicado).

Como o IP Dinâmico muda conforme o tempo de uso, não há necessidade de realizar manutenções periódicas, nem mesmo ficar observando a sua conexão ao longo do tempo.

Essa flexibilidade de endereço permite que as provedoras de internet consigam entregar planos mais acessíveis para o público geral.

Endereço de IP ilimitado

Ao possuir um IP Público, os seus dispositivos contam com uma diversidade de IP’s disponíveis pela provedora de internet.

Isso significa que não haverá conflito de conexões quando mais de um aparelho tentar se conectar à internet, uma vez que cada um deles terá o próprio endereço de IP.

Como funciona o IP Dedicado?

Agora que você entendeu como funciona o IP Dinâmico, chegou a hora de conhecer o modelo Fixo.

O IP Dedicado é justamente o contrário do IP Público, ou seja, ele não é alterado. Quando 

um dispositivo receber o IP, ele não mudará até que seja solicitado pelo próprio usuário.

A mudança de endereço só pode ser feita manualmente pelo administrador da rede ou pela própria provedora de serviços de internet.

Porém, esse IP só é fixo quando estiver conectado à rede configurada para isso. Ou seja, se você transportar o seu notebook ou computador para outro lugar, ele terá um novo endereço de IP.

O uso desse tipo de conexão é mais utilizado por empresas, geralmente em servidores ou outros em equipamentos importantes.

Por esse mesmo motivo, para o usuário comum, o IP Dedicado pode ter mais desvantagens do que vantagens. 

Principal vantagem do IP Fixo

A principal vantagem do IP Dedicado é a maior velocidade de internet, uma vez que o protocolo de transferência de arquivos (FTP) permite uma transferência de arquivos em vários computadores, através de uma mesma rede.

Estamos falando de uma quantidade gigantesca de dados e troca de informações por meio de vários dispositivos, geralmente úteis para grandes empresas.

Para o usuário doméstico, a troca de informações e velocidade proporcionada por um IP Público é mais do que suficiente.

Desvantagens

Dentre algumas vantagens do IP Dedicado para o uso residencial, podemos citar:

  • Configuração complexa: a configuração do endereço IP é feita de forma manual e, caso a provedora de internet não tenha um suporte dedicado, pode prejudicar o serviço como um todo
  • Segurança em risco: como o endereço de IP é apenas um só, ele se torna vulnerável na rede e, para evitar isso, é necessário um bom antivírus
  • Preço elevado: quem deseja um IP Fixo tem que estar disposto a pagar a mais, devido à manutenção necessária 

Veja como descobrir o IP do seu roteador

1. Em um computador ou notebook conectado à internet, clique com o botão direito no ícone de conexão de rede do Windows, localizado no canto inferior direito da tela. 

Print da conexão de rede para descobrir o IP Público

2. Depois, selecione a opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”. Na janela “Central de Rede e Compartilhamento”, clique na conexão de rede que está ligada à Internet.

Print da central de rede e compartilhamento para descobrir o IP Público

3. Na janela que abrir, clique em “Detalhes…”, o seu endereço de IP interno estará ao lado do “Gateway Padrão IPv4”.

Você também pode utilizar o site myip.com para descobrir o seu endereço de IP, inclusive o de outros dispositivos, além de outras informações, como o percentual de aparelhos conectados à internet.

Qual é a melhor opção?

Não existe um melhor tipo de IP, afinal, cada um possui as suas características e funções específicas para diferentes situações.

O IP Público funciona muito bem para redes domésticas, ou seja, para quem apenas precisa da internet para navegar, jogar online, assistir filmes e séries etc.

Tudo isso com segurança, eficiência e qualidade na velocidade de download e upload.

Curtiu este conteúdo? Com certeza gostará de outros posts do nosso blog. Estamos sempre falando sobre melhorias na internet, jogos, séries e entretenimento em geral.

Acompanhe também as nossas redes sociais no Instagram e Facebook!