Zoom ou Google Meet: confira as melhores plataformas de videoconferência gratuitas

10 de janeiro de 2022 0 Comments

Se você já teve dúvidas na hora de escolher entre Zoom ou Google Meet, aqui nós vamos te dizer as vantagens de cada ferramenta para ajudar a decidir qual é a melhor de uma vez por todas.

Devido à crise provocada pela Covid-19 e as medidas de isolamento social, em 2020 a demanda por videoconferência disparou e continua alta até os dias de hoje pela nova cultura do home office.

Com as diversas plataformas de videoconferência no mercado, muitas pessoas ainda estão tentando descobrir qual é a melhor opção para a realidade delas.

O Zoom e o Google Meet estão entre as ferramentas mais escolhidas para realizar reuniões corporativas ou ligar para os amigos.

Antigamente chamado de Google Hangouts Meet, o aplicativo já era um dos mais populares para conferências online, mas não era gratuito para todos. Com a chegada da pandemia, o Google anunciou que o Google Meet passou a ser grátis para todos os usuários.

O Zoom não era muito conhecido no Brasil, mas também depois da Covid-19, ganhou uma grande relevância e hoje em dia é um dos principais concorrentes do Google Meet.

Afinal, qual é melhor: Zoom ou Google Meet?

Agora você vai conferir as vantagens e desvantagens de cada ferramenta em seu modo gratuito e, assim, escolher a que melhor se encaixa na sua rotina.

Motivos para escolher o Zoom

O Zoom está disponível nas versões paga e gratuita. Na modalidade grátis, você já encontra soluções que satisfazem os objetivos da maioria dos usuários, incluindo videochamadas com até 100 pessoas. 

A licença gratuita do Zoom dá ao usuário a possibilidade de utilizar diversos recursos nativamente. Além da própria videoconferência, você pode compartilhar a sua tela, abrir um quadro em branco para anotações e compartilhar documentos.

Para quem trabalha com Educação ou realiza reuniões corporativas, o anfitrião pode criar salas independentes para atividades separadas e administrá-las como quiser.

Para os professores, por exemplo, é possível liberar um quadro interativo para que o aluno responda ao vivo uma questão ou faça algumas marcações para tirar dúvidas.

Na versão gratuita do Zoom, é possível gravar as chamadas, tanto o vídeo quanto somente o áudio. Para saber tudo sobre gravação de videoconferência na plataforma, clique aqui.

Desvantagens do Zoom gratuito:

  • Limite de 40 minutos por reunião. Após esse tempo, é preciso criar uma nova videoconferência.
  • Para iniciar uma reunião, é preciso baixar o software da ferramenta, tanto no celular quanto no computador.

Motivos para escolher o Google Meet

Também disponível nas versões paga e gratuita, o Google Meet sai ganhando no quesito praticidade. Diferente do Zoom, aqui não é preciso baixar nenhum software para utilizá-lo, basta estar logado a uma conta Gmail.

Depois é só clicar em “nova reunião” no site, se você é o mediador. Caso queira que as pessoas entrem na sua videoconferência, basta compartilhar o link que foi gerado. Os participantes não precisam baixar nada para acessar, pois podem entrar pelo navegador.

O Google Meet é totalmente integrado ao Gmail, Google Agenda, Google Drive e Outlook. Isso permite que você tenha mais praticidade ao entrar em reuniões, utilizando calendários e agendas online que estão associadas ao seu e-mail.

Se você acha que o limite de tempo é fundamental na hora de escolher entre Zoom ou Google Meet, talvez agora você se decida. No Google Meet, as videoconferências gratuitas são de 60 minutos, 20 minutos a mais do que no Zoom.

O Google Meet oferece a opção de legenda automática, ou seja, à medida que os participantes forem falando, tudo que é dito aparece legendado na tela em tempo real. Essa função pode ajudar usuários que não dominem 100% uma língua, por exemplo.

Assim como o Zoom, também é possível compartilhar a sua tela e criar uma lousa virtual para realizar exercícios. Aqui, tudo que é feito no quadro interativo fica disponível para download.

Desvantagens do Google Meet gratuito:

  • Não é possível gravar uma videoconferência para disponibilizá-la depois.
  • Usuários de MacBook (Apple) relatam dificuldades para utilizar os recursos, tanto que existe uma solução de problemas voltada para o Mac.

Ainda não conseguiu escolher entre Zoom ou Google Meet? Separamos outras 3 plataformas de videoconferência gratuitas para você!

1. Microsoft Teams

Neste programa, também é possível realizar videoconferências com duração de uma hora e compartilhar a sua tela. Porém, não é possível gravar uma reunião.

Os amantes do pacote Office não vão nem precisar escolher entre Zoom ou Google Meet. Isso porque no Microsoft Teams é possível compartilhar arquivos do Word, Excel ou PowerPoint e permitir que os usuários utilizem os arquivos simultaneamente.

2. Skype

No Skype, você não tem limite de tempo para reuniões individuais. Nas videoconferências em grupo, podem ser feitas ligações de até 4 horas, mas com limite de 10 horas por dia e de 100 horas por mês.

Há recursos interessantes para o Ensino, como criar enquetes e uma sessão de perguntas e respostas, por exemplo. É possível compartilhar a tela e gravar reuniões no modo gratuito.

3. Discord

O que é Zoom ou Google Meet para quem joga online? O Discord é um software voltado para o público gamer, mas se tornou uma das opções de videoconferência gratuitas durante a pandemia da Covid-19.

Por já ser conhecido entre os jovens, o Discord foi aderido por muitos estudantes para salas de bate papo (vídeo e texto), criação de servidores próprios e compartilhamento de tela.

Não há limite de tempo para as videoconferências, mas não é possível gravá-las.

Quem vence a competição: Zoom ou Google Meet?

Agora que você sabe as principais vantagens e desvantagens dessas plataformas de videoconferência gratuitas, já pode eleger a campeã e aproveitar os recursos.

Ou então, pode optar por uma das plataformas que nós indicamos. Agora você tem muitas opções para escolher!

Mas não adianta escolher o melhor aplicativo para videochamadas se a sua internet trava as chamadas, não é mesmo?

Por isso, aqui na LINKCE, nós disponibilizamos pacotes de até 500 megas para que nenhuma reunião trave, fique com imagem ruim ou até mesmo caia.

Clique aqui e garanta agora a melhor internet para as suas videoconferências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.