5 avanços tecnológicos para os próximos anos que você precisa conhecer

24 de janeiro de 2022 0 Comments

Carros voadores? Mochilas a jato? O que você espera da tecnologia no futuro? Os avanços tecnológicos não param e vão continuar transformando a nossa maneira de pensar e interagir com tudo ao nosso redor.

Pode parecer loucura pensar que um dia poderemos entrar em nossos carros e simplesmente voar com eles. Mas há 10 anos, por exemplo, não tínhamos carros que dirigiam sozinhos com o sistema de GPS, reconhecimento facial no celular e casas inteligentes controladas por um smartphone.

Um dos motivos pelo qual a tecnologia avança mais rápido nos dias de hoje é graças à Internet das Coisas (IoT). Trata-se de um conceito que se refere à interconexão de aparelhos e sistemas que reúnem dados e facilitam as nossas práticas do dia a dia.

A Internet das Coisas já está entre nós, inclusive no nosso próprio corpo, como é o caso dos smartwatches, que podem se conectar a diversos aparelhos simultaneamente para receber ou enviar informações. Você pode saber mais sobre IoT pelo livro de Eduardo Magrani.

Ou seja, em questão de poucos anos, os avanços tecnológicos podem mudar as nossas vidas para sempre! Então, nada melhor do que já aprender mais sobre o futuro a partir de agora, certo?

5 avanços tecnológicos para os próximos anos que você precisa conhecer

Mas afinal, como saber quais tecnologias estão por vir? Para isso, muitos pesquisadores buscam insights de diferentes setores da tecnologia, analisam dados, estudam comportamentos de máquinas e seres humanos etc.

Alguns dos avanços tecnológicos que vamos citar aqui, por exemplo, foram especulados pelo futurologista Ian Pearson, que trabalhou como futurólogo na BT Group, empresa britânica de telecomunicações. Desde então, Pearson calcula a sua taxa de acerto em 85%.

Você é super antenado em tecnologia e quer sempre ficar por dentro das tendências? Confira agora as tecnologias mais esperadas dos próximos anos. A última é a mais incrível!

1. Drones que fazem entregas

Já imaginou você de boa na varanda da sua casa quando, de repente, chega um drone do céu entregando a sua encomenda? Essa realidade será possível no futuro!

Afinal, a Amazon já iniciou com essa tecnologia e começou a fazer testes com o seu novo serviço de entrega por drones, o Amazon Prime Air. O objetivo da empresa é expandir ainda mais o seu delivery, utilizando pequenos drones que entregam pacotes em 30 minutos ou menos.

Ao invés de a sua encomenda ir para um caminhão junto com diversos outros pacotes, um drone fica responsável pela entrega e vai direto até você, sem outras paradas. Um ponto negativo do Amazon Prime Air é que o peso da encomenda fica limitado a um pouco mais de 2 kg.

Clique aqui e veja o comercial do futuro serviço de entrega da Amazon.

2. Robôs para serviços domésticos

É inegável que o crescimento da Inteligência Artificial (IA) criou diversos avanços tecnológicos e não vai parar de evoluir tão cedo. Mas um robô que faz serviços domésticos? Isso só existe em filme!

Hoje em dia a gente só vê essas coisas na ficção, mas em um futuro próximo será possível ter um robô que limpe a casa, passe a roupa e até faça comida.

A empresa japonesa Mira Robotics está testando um robô para esses serviços, chamado de Ugo. Apesar da tecnologia de ponta, o robô ainda é controlado por uma pessoa, mas a ideia é torná-lo independente e inteligente.

O Ugo, como você pode ver neste vídeo de apresentação, ainda demora muito para realizar as funções e tem uma aparência bem robótica. No futuro, os robôs com Inteligência Artificial terão aparências mais humanas e poderão até simular emoções.

Mas e aí, você confiaria em um robô doméstico ou teria medo de uma revolução à lá Exterminador do Futuro? Fica por sua conta e risco!

3. Fim dos smartphones?

Imagine alguém, em 2021, tirando um relógio de bolso para ver as horas. Seria, no mínimo, estranho, não é mesmo? Então, isso pode acontecer no futuro quando alguém tirar um celular do bolso.

E não é uma mera especulação. A própria Samsung disse que os smartphones estão com os dias contados. Em entrevista para um jornal coreano, segundo Kang Yun-Je, chefe de design da empresa, disse que “o design dos smartphones chegou ao seu limite”.

De acordo com a Samsung, inovações como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e o 5G estão trazendo uma nova era para o mercado. Os últimos 10 anos foram a era dos smartphones, o futuro dos avanços tecnológicos pertencerá a dispositivos interconectados, como smartwatches e fones de ouvido inteligentes, é o que aposta a empresa.

Inclusive, o futurólogo Pearson disse que “se for 2025 e tiver um smartphone, as pessoas irão rir de você”. Concorda com ele?

4. “Uber” sem motorista

Já imaginou pedir um Uber e, quando entrar no carro, não ter um motorista? É isso mesmo! Graças aos avanços tecnológicos, você fará uma viagem completa, totalmente segura e sem um condutor.

O carro autônomo já não é tão novidade assim, afinal, algumas pessoas já possuem um, fabricado pela empresa automotiva Tesla. Mas a Google quer ir além e expandir a funcionalidade de um piloto automático para entregar um serviço: o transporte de passageiros.

A Waymo, empresa de transportes da Google, já iniciou os testes dos carros autônomos com passageiros. Porém, a tecnologia de piloto automático ainda não está preparada para imprevistos e ainda necessita da presença de um condutor.

Além disso, vai precisar de um pouco de tempo para se adequar a nossa realidade. Já imaginou um carro por aplicativo sem motorista andando pelas ruas do Maracanaú?

A ideia da concorrente da Uber é que, no futuro, com a otimização da inteligência artificial, os carros passem a funcionar 100% independentes de um motorista. Você teria coragem?

5. Próteses e órgãos humanos impressos

Com o “boom” das impressoras 3D nos últimos anos, muitos cientistas já estão pesquisando milhares de benefícios a serem aplicados na área da saúde, como a impressão de próteses e órgãos humanos.

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo novas técnicas de impressão em 3D que permitem a produção de tecidos vivos e órgãos completos.

O grande objetivo para o futuro é reduzir a fila de espera para pacientes que precisam de transplante de órgãos. Já imaginou essa maravilha?

Seja bem-vindo ao futuro

Ficou surpreso com as inovações tecnológicas do futuro? A gente também! Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades e tirando dúvidas! 

Comente aqui o que você acha que poderia ter entrado nessa lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.