Search
Close this search box.

Dia da Informática: relembre as principais inovações dos últimos anos

Últimos artigos

Sumário

Quando se fala em tecnologia, o mês de agosto sempre é lembrado, devido ao Dia da Informática, que é comemorado no dia 15.

Apesar de existir uma data simbólica para celebrar as grandes invenções tecnológicas, é importante reconhecermos a importância dessas inovações dia após dia, ano após ano. Afinal, estamos sempre utilizando e cercados por diversos aparelhos, certo?

Já imaginou a sua vida hoje em dia sem smartphone ou computador, por exemplo? Ou então, como seria o mundo hoje sem a internet? Fazer esse exercício de imaginação é como se voltássemos no tempo.

Apesar de muitas pessoas relacionarem o Dia da Informática a computadores e à internet, essa data marca muitas outras conquistas para o avanço da humanidade.

Do primeiro computador do mundo ao Steve Jobs, revolucionário criador da Apple, você confere aqui um pouco mais sobre as principais inovações dos últimos anos. Boa leitura!

Quando surgiu o Dia da Informática?

O Dia da Informática surgiu em 15 de agosto de 1943 quando o primeiro computador em grande escala do mundo foi inventado, chamado de ENIAC, criado pelos cientistas John Atanasoff e Clifford Berry.

A sua celebração é muito importante porque representa a importância da informática e dos profissionais da área, além de todos os benefícios que essa tecnologia já trouxe para a humanidade.

O Dia da Informática foi quando tudo começou. As principais tecnologias de hoje surgiram graças a esse grande marco histórico do século XX.

7 principais inovações tecnológicas dos últimos anos

Agora que você sabe o contexto do Dia da Informática e a sua importância no nosso calendário, que tal relembrar as principais tecnologias dos últimos anos?

É importante deixar claro que trouxemos aqui inovações tecnológicas com base na informática. Ou seja, carros movidos a combustão, maquinários, luz elétrica e outras grandes invenções não entram na lista.

Sabendo disso, vamos à lista:

1. ENIAC

Independente de estarmos falando sobre o Dia da Informática ou sobre as principais tecnologias dos últimos anos, o ENIAC precisava estar em primeiro lugar na lista.

O Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, nome completo que forma a sigla, foi o primeiro computador eletrônico em grande escala do mundo.

Criado a pedido do exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o ENIAC ocupava os incríveis 180 m² e pesava cerca de 30 toneladas.

Apesar do tamanho, as suas funções não parecem tão incríveis hoje em dia, mas era o que tinha de mais tecnológico na época. O ENIAC armazenava 20 números decimais de até dez dígitos e fazia operações matemáticas básicas, raiz quadrada e comparação de quantidade.

Para você ter uma ideia, cálculos que levariam 30 horas para serem feitos na época, envolvendo diversas pessoas, eram feitos em apenas 15 segundos com o ENIAC.

2. Os primeiros computadores pessoais

Graças ao marco do ENIAC, não demorou muito para que a tecnologia avançasse e as pessoas pensassem uma maneira de ganhar dinheiro com isso.

Steve Jobs foi o grande nome dos computadores pessoais nos anos 70, quando fundou a Apple e lançou o seu primeiro computador em 1976, o Apple I, com o objetivo de facilitar as funcionalidades dos computadores tradicionais da época.

Poucos anos depois, surgiram os computadores Lisa (1983) e Macintosh (1984), os primeiros a utilizarem mouse e teclado, além de possuírem qualidade gráfica superior e um menu com área de trabalho e pastas.

Os computadores pessoais foram vendidos ao redor do mundo com grande sucesso e aprovação do público.

3. Microsoft: líder de mercado em sistemas operacionais

Bill Gates trabalhou junto com Steve Jobs nos anos 70. No começo, ambos eram amigos e parceiros. Enquanto a Apple (de Jobs) produzia computadores para a IBM, a Microsoft (de Gates) desenvolveu o sistema operacional MS-DOS, também para as máquinas da IBM.

Nos anos 80, Bill Gates utilizou boa parte da tecnologia utilizada no Macintosh pela Apple para criar o Windows, o sistema operacional da Microsoft.

A Apple processou a Microsoft na justiça por plágio e o processo se arrastou por seis anos. Entretanto, Steve Jobs saiu derrotado e o Windows dominou completamente o mercado da época. O sucesso continua até hoje.

4. Internet

Após os computadores pessoais, o próximo passo da inovação foi a internet. A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992.

A sigla para World Wide Web é “WWW”, justamente as primeiras letras que digitamos em nosso navegador para acessar a um site.

Além de criar isso, Tim Berners-Lee foi o cientista que também criou a linguagem de programação HTML, utilizada na criação de sites, e o protocolo HTTP, que estabelece as conexões da internet para o mundo todo.

Em 1993 foi anunciado que a internet seria pública e gratuita para qualquer pessoa usar e criar diversos projetos online, facilitando o acesso à comunicação, criação de comunidades e interação em todo o mundo.

Segundo o estudo Digital 2022: Global Overview Report, o mundo se aproxima dos 5 bilhões de usuários de internet, o que corresponde a cerca de 63% da população global. 

5. Redes Sociais

Os anos 2000 foram marcados com a chegada das redes sociais e a revolução na forma de como as pessoas se relacionam e se comunicam até os dias de hoje.

O ano de 2004 foi um grande marco das redes sociais, quando surgiram grandes marcas como Orkut, Google, Facebook, Youtube e Myspace.

Provavelmente Mark Zuckerberg é o grande nome quando falamos em redes sociais, pois a sua criação, o Facebook, assumiu a liderança em nível global e já conta com quase 3 bilhões de usuários registrados.

6. Smartphones

Se você já estava achando toda a trajetória interessante, a chegada dos smartphones deixa tudo ainda mais fascinante.

Imagine voltar no tempo e dizer para os criadores do ENIAC que nos anos 2000 existe um aparelho que cabe na palma da mão e faz muito mais coisas do que uma máquina que ocupa uma sala inteira?

O celular surgiu com o intuito de substituir os telefones fixos e logo evoluíram para os smartphones, aparelhos que podem acessar a internet, enviar mensagens, receber ligações, fazer anotações e ouvir músicas.

Os smartphones ganharam popularidade com as marcas BlackBerry e Nokia, que dominaram o mercado até 2007, quando a Apple lançou o iPhone e revolucionou tudo que se sabia sobre smartphones.

Até os dias de hoje a Apple é a maior referência em smartphones e todo dia de lançamento as pessoas fazem filas enormes nas portas das lojas para garantir a novidade do ano.

7. Inteligência Artificial (IA)

Graças à internet, à informática e às inovações tecnológicas com o passar dos anos, o crescente volume de dados disponíveis, algoritmos e armazenamentos computacionais ajudaram a criar a Inteligência Artificial que conhecemos hoje.

O GPS é considerado um dos principais marcos da Inteligência Artificial, pois foi o primeiro programa a implantar a ideologia de “pensar de forma humana”.

A IA tornou informações acessíveis para bilhões de pessoas e automatizou processos em velocidade recorde.

A Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning e Business Intelligence são inovações que têm a Inteligência Artificial como base.

Eletrônicos e casas inteligentes, carros autônomos e assistentes virtuais como a Alexa são apenas algumas das tecnologias que utilizam a IA.

Curtiu este conteúdo?

Nós, da LinkCE, estamos sempre falando sobre internet, tecnologia e entretenimento no nosso blog!

Aqui você acompanha as principais tendências de aparelhos eletrônicos, séries e filmes, jogos, serviços de streaming e muito mais.

LinkCE — A Internet do Seu Jeito.