Como usar o Wi-Fi corretamente? Você sabe?

6 de dezembro de 2021 0 Comments

A maioria de nós tem uma relação de amor e ódio com a nossa rede de acesso à internet, no entanto, o que pouca gente sabe é que a culpa nem sempre é da operadora ou do roteador. Aqui, vamos explicar como funciona e a maneira correta de usar o Wi-Fi. Confira e siga nossas dicas para aproveitar melhor sua internet. 

Como funciona o Wi-Fi?

Antes de saber se sua instalação e a utilização estão corretas, precisamos falar mais sobre como funciona a rede Wi-Fi. 

Essa solução incrível e tão amada por nós, foi criada em sua essência em 1997. Quem teve internet discada valoriza muito o Wi-Fi, afinal, lembra como a vida era antes dele. Para ter uma ideia, precisava da rede de telefonia, funcionava com sinais de áudio e ainda deixava o telefone ocupado. 

A internet custava caro e ainda era superlenta. Nada parecido com o que temos hoje, afinal, precisávamos esperar certos dias e horários da semana para pegar o pulso de telefone e ainda só conseguíamos ver vídeos se fizéssemos downloads. Além disso, ela era ainda mais inacessível para grande parte da população.

Agora tudo é mais rápido, podemos ver lives sem perder a qualidade de vídeo ou de áudio, os pacotes de internet são acessíveis e você pode usar a qualquer hora e lugar.

A rede Wi-Fi, ou Wireless Fidelity, funciona em ondas de rádio, assim como celulares. A antena do roteador capta, emite e decodifica os sinais e assim recebemos e trocamos informações através do download e upload.

Graças a ele, temos tudo na palma da mão e com muita rapidez. No entanto, para fazer tudo dar certo e receber o melhor possível, precisamos saber como usar o Wi-Fi. Por isso, separamos aqui algumas dicas com a maneira certa de usar a rede.

Como usar o Wi-Fi corretamente

Posicionando o roteador em um local adequado

Muitas vezes o sinal não chega para todos os pontos da casa porque o posicionamento do roteador não está feito da melhor maneira.

O sinal do roteador é propagado pelas antenas que captam, decodificam e emitem os sinais de rede. Mesmo para aqueles que não possuem antenas, o processo é o mesmo.

Esse sinal é propagado em todas as direções, ou seja, deve cobrir todo o ambiente da casa. No entanto, como esse sinal se propaga pelo ar, pode sofrer diversas interferências.

Além disso, o lugar em que o roteador fica posicionado afetará diretamente em seu desempenho. Alguns lugares onde não é indicado instalar o roteador são próximo do chão, atrás de uma parede ou atrás de móveis.

Essas barreiras fazem com que o sinal não chegue aos cômodos mais afastados, por exemplo, aos quartos e banheiros. Quanto maior a casa for, melhor o roteador precisa ser posicionado ou usar outras soluções para propagar o sinal para todos os ambientes.

Assim, para a melhor distribuição de sinal, posicione o roteador em um local com poucas barreiras e interferências. Logo mais daremos algumas dicas.

Livrando a rede de interferências 

Além da distância e os obstáculos que impedem a boa propagação de sinal, existe também a possibilidade de interferência.

Alguns objetos e aparelhos podem atrapalhar e até impedir que o sinal propague. Armações metálicas, paredes grossas, espelhos e aquários podem interferir na propagação da rede, por exemplo. Alguns objetos que emitem ruido de rede também podem atrapalhar o desempenho do roteador, por exemplo, microondas, dispositivos com bluetooth, babás eletrônicas e telefones sem fio.

Veja algumas dicas sobre o posicionamento do roteador para evitar interferências e ter um desempenho melhor:

Posicione o roteador em um local alto, pois fica mais livre de interferências e obstáculos

O centro do ambiente é um bom lugar, pois o sinal é omnidirecional

Deixe longe de outros aparelhos eletrônicos com conexão sem fio

Evite instalar o roteador próximo a espelhos, paredes, móveis, aquários e objetos espessos ou metálicos

Se a sua casa ou empresa tiver muitos cômodos, ou tem um espaço grande, pode ser interessante usar outros dispositivos para propagar e replicar o sinal.

O aplicativo Wifi Solver FDTD pode ajudar você a encontrar a melhor posição para o roteador.

Protegendo a sua rede

Muitas vezes não é o sinal de internet que está ruim, mas sim muitos dispositivos que estão conectados a rede. Talvez o roteador simplesmente não dê conta de distribuir para todos e você tem a impressão de que a internet está lenta.

Uma boa maneira de tentar melhorar isso é trocar a senha da rede, pois assim os dispositivos precisarão se reconectar. Essa é uma boa solução para que pessoas não autorizadas parem de usar a sua rede, por exemplo, os vizinhos.

Falando nisso, evite compartilhar seu Wi-Fi, a não ser que tenha um pacote que comporte muitos aparelhos conectados.

Não sobrecarregando a rede

Antes de tudo, verifique se a velocidade que contratou atende a demanda da sua casa, pois muitas vezes esse pode ser o caso.

Se o seu pacote for bom para o que precisa, vale a pena conferir o que está sendo usado quando o sinal não chega como deveria.

Algumas ações também consomem mais banda, por exemplo, fazer downloads, jogos online ou assistir a filmes em streamings. Se você faz algumas dessas ações simultaneamente, pode ser que esse seja o problema de congestionamento.

Software atualizado e canal

Muitas vezes no prédio, por exemplo, usam o mesmo canal de rede, por isso, o alcance fica prejudicado. No entanto, é possível usar outro canal para melhorar o sinal.  Uma opção é usar o app Wi-Fi Analyser para verificar quais canais podem ser menos congestionados.

Atualizar o software do seu roteador também pode ser uma solução, pois o software desatualizado também pode prejudicar a rede.

Para encontrar o software mais atualizado, acesse o site do fabricante e encontre a referência do modelo do roteador. Após encontrar, baixe o software atualizado, e pelo navegador, acesse o roteador e faça a atualização de firmware.

É importante aprender antes de fazer, pois, se fizer errado pode piorar o sinal. Pode solicitar suporte a sua operadora para tentar resolver o problema.

Use um roteador moderno

Os roteadores novos possuem tecnologias mais avançadas, feitas para otimizar e ter um melhor desempenho na propagação do sinal. Por isso, se o seu roteador for de um modelo mais antigo essa pode ser a raiz do problema. 

Caso seja esse o problema, você pode conversar com o provedor e solicitar um novo ou mesmo, comprar um, afinal, existem roteadores com preços ótimos.

Reinicie o roteador de vez em quando

Sempre que você reinicia o roteador ele elimina alguns erros e recomeça, assim dá um descanso no aparelho, acontecendo a mesma coisa que acontece em um computador, por exemplo. 

Você pode lembrar de reiniciar, ou programar o roteador para reiniciar todos os dias. Assim, vai dar aquela acordada no aparelho. 

Tenha um bom provedor de internet

Ter um bom provedor de internet será muito importante para garantir a qualidade do seu Wi-Fi. Escolha uma operadora que tenha um ótimo custo-benefício, ou seja, um ótimo pacote, por um ótimo preço. 

Aproveite para conhecer a LinkCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.